Sábado, 24 de Agosto de 2019
Notícias

Urna defeituosa em zona rural de Pauiní (AM) impedia que apuração de votos fosse finalizada

Urna de comunidade do interior do Estado sofreu pane no momento da transmissão dos dados e, quase 12 horas após o início da apuração, ainda faltava apurar 405 votos. Técnico do TRE-AM teve de ser enviado até o local pra solucionar o problema



1.jpg Com problemas em uma urna, Pauiní foi a última cidade do País a encerrar a contagem dos votos na eleição de 2014.
06/10/2014 às 09:57

A apuração das eleições 2014 encerrou em quase todo o Brasil, mas quase 12 horas depois do início da apuração, a contagem dos votos válidos ainda não foi concluída no Amazonas, o que acaba interferindo na apuração nacional também. O que impede a totalização da contagem é um problema ocorrido em uma urna em uma comunidade próximo a Pauiní (município amazonense a 2.068 quilômetros de Manaus).

Um técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) foi enviado até a cidade, de 18 mil habitantes, na manhã desta segunda-feira (6) para resolver o problema e finalizar a apuração do pleito no Estado e, consequentemente, em todo o País. A contagem só foi concluída por volta de 9h45.

O problema ocorrido na urna da 10ª seção, da 44ª zona eleitoral - localizada no colégio Luiz Venâncio, dentro do Seringal Ajuricaba, na zona rural próxima da cidade do interior do Amazonas - foi na transmissão dos dados contidos no equipamento via satélite direto para a central de apuração do TRE. Como a questão não conseguiu ser resolvida no próprio local onde o equipamento foi instalado, o órgão resolveu enviar um técnico para solucionar o contratempo.

Por conta da distância e do difícil acesso, que só poderia ser feito via fluvial, o Tribunal só deslocou o especialista na manhã desta segunda, que deve repassar a contagem dos 405 restantes votos daquela seção diretamente para a central de apuração do órgão ca capital. Uma equipe do TRE saiu bem cedo de voadeira para fazer o resgate dos dados. Segundo Messias Andrade, secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE-AM, seria "impraticável deslocar um técnico durante a noite por conta dos perigos da navegação noturna".

Até o início da manhã desta segunda havia sido apurado 99,98 % dos votos em todo o Estado, restando apenas 0,02 %, justamente os dados da urna defeituosa. Foram 6.527 urnas conferidas nas 70 zonas eleitorais do Amazonas. Foram apurados 2.225.630 votos. Segundo os dados divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), compareceram para votar 1.791.599 eleitores, o que corresponde a 890,51% do total de pessoas aptas ao voto.

O número de abstenções foi de 433.626, cerca de 19,49% do total apurado. Votaram em branco 42.158 pessoas (2,35%), os votos nulos chegaram a 106.634 (5,95%) e os votos válidos alcançaram o total de 1.642.807, ou seja, 91,70% do total apurado no pleito no Amazonas.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.