Publicidade
Cotidiano
Notícias

Vacinação contra o HPV é lançada no interior do AM neste sábado

A ação preventiva está sendo realizada nas escolas públicas e privadas da capital amazonense desde a última sexta-feira (9) e agora nas unidades educacionais do interior do Estado 10/08/2013 às 14:31
Show 1
A meta é imunizar 80% das adolescentes da faixa etária indicada e corresponde a cerca de 116,5 mil jovens de 11 a 13 anos
Bruna Souza Manaus, AM

Municípios do interior do Amazonas começaram a vacinar adolescentes de 11 a 13 anos contra a doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano - mais conhecido como HPV – que causa o câncer do colo do útero. O primeira a ser beneficiada foi a cidade de Borba (distante a 150 quilômetros de Manaus), que recebeu neste sábado (10), o governador Omar Aziz e outras autoridades que estiveram no evento que marcou a abertura da campanha para os 61 municípios.

Durante a solenidade, que aconteceu no Centro Educacional Dom José Afonso,  duas estudantes foram vacinadas, Raycla de Souza Maciel, 11, foi a primeira borbense  a receber a vacina no município e falou sobre a importância de participar da ação e se prevenir, indo ao posto de vacinação durante as três fases da campanha.

"Comecei a perceber a importância da vacinação na escola. Os professores mostraram a importância da prevenção contra o HPV, por meio de cartilhas e debates. Essa informação eu levei pra casa e meus pais autorizaram que eu tomasse a vacina. Percebi a importância de comparecer no posto para tomar as outras doses da vacina para completar o ciclo da imunização", disse Raycla.

A ação preventiva continua nas escolas públicas e privadas da capital amazonense desde a última sexta-feira (9) e agora nas unidades educacionais do interior do Estado. A meta é imunizar 80% das adolescentes da faixa etária indicada e corresponde a cerca de 116,5 mil jovens de 11 a 13 anos e a primeira fase de vacinação vai até o dia 30 deste mês. De acordo com o secretário de saúde, Wilson Alecrim, três doses serão necessárias para completar o ciclo de imunização. A segunda fase acontecerá entre os dias 10 a 30 de outubro e a última entre os dias 10 a 28 de fevereiro de 2014.



Publicidade
Publicidade