Publicidade
Cotidiano
TURISMO

Vai viajar pela primeira vez de avião? Saiba como ter viagem segura e tranquila

Uma das principais dicas é certificar-se que o comprovante da compra da passagem foi enviado por email 12/02/2018 às 15:24
Show viajar de aviao
Foto: Reprodução/internet
acritica.com

Para ajudar quem vai “estrear” e viajar de avião pela primeira vez, a MAP Linhas Aéreas preparou um guia com dicas para ter uma viagem segura e tranquila.

Antes do dia da viagem, é preciso certificar-se que o comprovante da compra da passagem foi enviado para o email. Caso a confirmação não seja enviada em 24h, é necessário entrar em contato com a companhia aérea. No momento da compra, o passageiro deve conferir também quais documentos solicitados no embarque.

Nos voos nacionais é exigido apenas documento oficial com foto (RG, carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho e profissional, registro de reservista). Para as viagens internacionais é obrigatório levar o passaporte dentro da validade. Se o país de destino exigir o visto para entrada é preciso solicitar com antecedência.

Outro ponto que precisa ser checado pelo passageiro com antecedência é quanto às bagagens. Cada companhia tem suas regras, por isso é melhor buscar informação.  Uma dica da MAP Linhas Aéreas é que os passageiros levem os objetos frágeis na bagagem de mão.

O check in normalmente é liberado no site das companhias com até 72 horas antes da viagem, mas vale verificar com antecedência o procedimento de cada empresa. Fazer o check in antes evita filas no aeroporto. Caso não seja possível, ele pode ser feito no balcão da companhia aérea, onde também serão despachadas as bagagens.

O passageiro deve chegar com antecedência no aeroporto. No caso de voos nacionais, a orientação é duas horas antes da decolagem e, quanto a viagens internacionais, quatro horas. Uma dica é simular o trajeto até o aeroporto para saber quanto tempo leva até o local.

Depois de realizar todos os procedimentos, o indicado é esperar na sala de embarque até a chamada do voo. Depois disso, é preciso dirigir-se até o portão para entrar no avião. Nesse momento, o passageiro deve buscar pela poltrona indicada no cartão de embarque e acomodar-se. Se tiver bagagem de mão, pode guardá-las nos bagageiros. Durante a decolagem e pouso, não é permitido ficar com aparelhos eletrônicos como celular e tablet ligados. 

As companhias aéreas oferecem serviço de bordo com oferta de lanches e bebidas. Algumas empresas trabalham com venda e outras oferecem como cortesia. No caso de dúvida, o melhor é perguntar aos comissários de bordo.

Existem voos diretos, com escala e conexão. Quando a viagem tem escala, o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final, mas o passageiro não precisa descer para entrar em outro voo.  Nas viagens com conexão é feita troca de aeronave. O passageiro desce e é orientado a entrar em outro avião.

Publicidade
Publicidade