Publicidade
Cotidiano
DANOS

Vale é multada em R$ 250 milhões por rompimento de barragem

Ministro Ricardo Salles disse à AFP que o valor corresponde à sanção por crimes ambientais. Governo mineiro promete outra multa 26/01/2019 às 13:55
Show bruma1 b69cc38e e202 4204 a419 3552692aac5b
(Foto: AFP)
AFP

O Ministério do Meio Ambiente impôs uma primeira multa de 250 milhões de reais à empresa Vale, por infrações relacionadas ao rompimento de uma barragem em Brumadinho, Minas Gerais, que segundo o balanço mais recente deixou 10 mortos e 299 desaparecidos.

A pasta indicou inicialmente que deu "autorização para aplicar multas", sem revelar o valor. Em seguida, o ministro Ricardo Salles disse à AFP que o valor da sanção por crimes ambientais chega a 250 milhões de reais.

O governo do estado de Minas Gerais prepara outra multa, informou uma autoridade da área ambiental à AFP. 

A Justiça de Minas já tinha decretado o bloqueio de um montante de 1 bilhão de reais das contas bancárias da Vale para ressarcir as vítimas. 

"Os envolvidos nessa tragédia serão punidos exemplarmente. Todas as medidas judiciais já foram tomadas, recursos na casa dos bilhões de reais bloqueados, de forma que a punição seja a mais rigorosa possível", afirmou à imprensa o governador de Minas, Romeu Zema. 

Zema declarou que "todo o rigor da lei" será aplicado contra os responsáveis pelo desastre. "Não podemos querer aqui no Brasil pena de morte se a lei não prevê isso. Aquilo que a lei prevê, será feito", disse. 

Publicidade
Publicidade