Publicidade
Cotidiano
Notícias

Vereador solicita do TRE-AM prorrogação do prazo para realizar o cadastro biométrico em Manaus

Conforme o ofício enviado ao órgão, o pedido é que o prazo se estenda até o mês de abril. A única forma de fazer o agendamento é pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), mas muitos eleitores relataram dificuldade para realizar o procedimento porque o site apresenta lentidão 28/01/2016 às 18:25
Show 1
A página “Agende sua Biometria” apresenta lentidão e para muitos usuários a página sequer carrega
Rafael Seixas Manaus (AM)

O prazo para realizar o cadastramento biométrico termina no dia 26 de fevereiro, mas 357 mil eleitores que faltam fazer o cadastro em Manaus terão que ter paciência na hora de realizar o agendamento pelo site do Tribunal Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), pois a aba com a opção “Agende sua Biometria” apresenta lentidão e, para muitos usuários, a página nem sequer carrega. O vereador Marcel Alexandre (PMDB) enviou nesta quinta-feira (28) ofício ao Tribunal Regional Eleitoral solicitando a prorrogação do prazo do cadastramento até abril.

No documento, o parlamentar também pediu explicações sobre a eficiência do aparelho que colhe as impressões digitais, já que, em alguns pontos, ele verificou que o trabalho é feito às pressas, o que pode gerar problemas na identificação do eleitor na hora do voto.

A assessoria de comunicação do órgão explicou que, por motivos de segurança, o site do agendamento não pode ser hospedado em outro servidor que não o da própria Justiça Eleitoral, pois trafegam através do site dados de eleitores que devem ser resguardados.

Na página oficial do TRE-AM na rede social Facebook, na manhã desta quinta-feira (28), a maioria dos comentários é de pessoas reclamando que não estão conseguindo efetuar o agendamento. Algumas reclamações já tinham sido denúncias anteriormente pelo portal e jornal A CRÍTICA.

“Oitenta e cinco minutos na frente do computador e o sistema continua inoperante, fala sério”, disse Luciano Pires de Oliveira. “O site nem abre. Estou há duas semanas tentando e nada. Eles [o TRE-AM] dão um dia da semana para agendar e (...) o site ainda não funciona. Isso é fazer o povo de besta”, declarou Luzia Alves.

“Vão contratar call center que é melhor, porque esse (...) site não funciona! Parem de dar desculpas que é devido ao número de acessos. (...) Mudem de servidor!”, opinou a internauta Camila Bianca Viana.

Agendamento e atendimento

Segundo a assessoria de imprensa do TRE-AM, apesar dessas dificuldades, está ocorrendo o agendando e atendimento de milhares de eleitores toda semana, de forma que, ao fim do período do recadastramento biométrico, todos os cidadãos que marcarem sua biometria serão atendidos.

São oferecidas, semanalmente, cerca de 40 mil vagas nos dez postos de atendimento localizados em toda a cidade, número imposto pelas limitações físicas, tecnológicas e de pessoal.

O órgão solicita a todos que façam seu agendamento, pois o sistema, embora haja congestionamento, está “funcionando normalmente e garantimos que todos os eleitores serão atendidos, desde que agendem seu atendimento e compareçam ao compromisso”.

Ao todo, 1,257 milhão de eleitores estão aptos para votar em Manaus. Até o momento 900 mil eleitores já fizeram a biometria na capital.

Publicidade
Publicidade