Publicidade
Cotidiano
Notícias

Vereador Wilker Barreto é escolhido pelo prefeito para presidente da Câmara

A indicação de Wilker foi recebida com surpresa e rejeição pela base aliada do prefeito, que cotava o atual vice-presidente, Sildomar Abtibol (Pros) 15/12/2014 às 17:46
Show 1
Wilker Barreto é líder do prefeito na CMM e está no seu segundo mandato
Raphael Lobato Manaus (AM)

A Prefeitura de Manaus deflagrou na manhã desta segunda-feira (15) o processo de troca do comando da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Escolhido pelo prefeito Artur Neto (PSDB) para assumir o posto, o líder do governo na casa, vereador Wilker Barreto (PHS), operou maratonas de reuniões com as bancadas para garantir o apoio nas eleições de depois de amanhã.

O aval para que Barreto iniciasse a operação na casa foi dado durante o final de semana, pelo próprio prefeito. A indicação foi recebida com surpresa pela base aliada, que cotava o atual vice-presidente, Sildomar Abtibol (Pros). “O vereador (Wilker) é muito bem qualificado para o posto. Será uma eleição tranquila. A base está se reunindo”, disse o presidente Bosco Saraiva (PSDB), eleito para o parlamento estadual.

Alvo de resistência entre os próprios governistas, Barreto terá que dialogar com bancadas que ameaçam se rebelar contra a decisão do prefeito. Os maiores insatisfeitos com ascensão de Wilker Barreto são os vereadores Marcelo Serafim (PSB) e Fabrício Lima (SDD), que hoje protagonizou atritos com governistas e criticou projetos do governo em discussão nas comissões.

O acordo do governo é que a vice-presidência fique com o PSD do vereador Hiram Nicolau e que o restante da mesa diretora seja composta por Pros e PTN, partidos com as maiores bancadas. É tenso o clima no parlamento em relação às articulações dos parlamentares insatisfeitos. Governistas avaliam que ainda não é possível prever como as alas poderão se organizar para intervir na decisão do prefeito tucano.


Publicidade
Publicidade