Sexta-feira, 30 de Julho de 2021
Vereadores eleitos

Vereadores eleitos tomam posse

Cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira (1º)



315b3666-135d-4abc-9940-7bd91eeb76dd_82B37DA1-24FB-43B8-8C31-6058C4AFD0DE.jpg Foto: Reprodução / Internet
01/01/2021 às 15:09

Os vereadores eleitos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) assumiram as 41 cadeiras da casa para a 18° legislatura 2021-2024 na tarde desta sexta-feira (1) em reunião presidida pela Mesa Diretora provisória da legislatura anterior.

Os vereadores prestaram o juramento de guardar a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de Manaus, bem como a democracia. Após o juramento, os parlamentares assinaram o termo de posse que marca a tomada de posse dos eleitos na eleição municipal do ano passado.



Por causa do aumento recente das internações por covid-19 nos últimos dias, a solenidade de posse foi transferida do Teatro Amazonas para o plenário Adriano Jorge, da Casa Legislativa. O acesso ao plenário é limitado e cada vereador pode levantar até um convidado.

Os novos vereadores ainda devem escolher hoje os novos membros da Mesa Diretora do biênio 2021-2022. A expectativa é que ocorra após a diplomação dos prefeito David  Almeida (Avante) e do vice-prefeito Marcos Rotta (DEM), que ocorre após a assinatura do termo de posse pelos vereadores.

O vereador David Reis (Avante) do partido de David Almeida é contado para ser eleito por aclamação pelos colegas vereadores. O partido do prefeito é o que possui a maior bancada da Câmara com 5 parlamentares.

Seguido pelo partido do governador Wilson Lima, PSC com 4 vereadores, Patriota com 3 vereadores, Republicanos com 3 vereadores, e o Podemos do candidato derrotado a prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, com também 3 vereadores.

Dos 41 vereadores de Manaus, 18 mantiveram os mandatos na eleição de ontem, uma renovação de 56% das 41 cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A partir de 2021, a 18ª Legislatura terá 23 novos vereadores eleitos.

Dentre os novos vereadores, que ganharam um assento na CMM está o filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Mário de Mello, Amom Mandel. Ele é o vereador eleito mais novo, com 19 anos. É empresário, acadêmico de direito e neto do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Domingos Chalub.

A filha do deputado estadual Felipe Souza (Patriota) foi eleita com 6,7 mil votos: a advogada Thaysa Lippy (PP). Allan Campelo (PSC), irmão da deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) também foi eleito com 4,4 mil votos.

O empresário William Lauscher, proprietário do “Porão do Alemão”, foi eleito pelo Cidadania com 2,3 mil votos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.