Publicidade
Cotidiano
ENSINO SUPERIOR

Vice-presidente diz que será um grande aliado da Ufam no governo federal

Filho de amazonense, Hamilton Mourão já comandou a Brigada Militar em São Gabriel da Cachoeira e conhece a realidade do interior do Amazonas e o papel da Ufam. Declaração foi feita ao reitor da instituição 13/02/2019 às 17:43
Show mour o 0b7ecb8b 4451 486c 86c2 3a532ea42f20
Foto: Divulgação
Antônio Paulo Brasília (DF)

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, e uma comitiva de professores universitários estiveram nesta quarta-feira (13) com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Foi uma visita institucional para apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade que completou 110 anos em janeiro deste ano.

O vice-presidente da República foi convidado pelo reitor Sylvio Puga a participar, em abril de 2019, das atividades de extensão da Ufam, na Calha do Rio Madeira, de um projeto que tem 20 anos de existência.

Mourão, que já comandou a Brigada Militar em São Gabriel da Cachoeira e conhece a realidade do interior do Amazonas e o papel da Ufam, disse que a universidade e toda a comunidade docente e seus alunos terão um grande aliado no governo federal.

Ministério da Educação

Sylvio Puga também se encontrou, em Brasília, com ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguéz. Foi o primeiro reitor brasileiro a ser recebido pelo polêmico ministro colombiano, naturalizado brasileiro.

Acompanhado pelo assessor especial da reitoria, professor Edmilson Bruno, e pela pró-reitora de planejamento e desenvolvimento institucional (Proplan), Kleomara Cerquinho, Puga fez a apresentação da Universidade ao ministro, realçando a importância da instituição para a região norte do país, além de ter discutido demandas do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e de investimentos na estrutura da própria Ufam.

O reitor disse que o houve um “diálogo muito fraterno”. Sylvio Puga destacou ainda que “a instituição foi apresentada ao Mec e que novas tratativas acontecerão entre a equipe da Universidade e a do Ministério”.

Na audiência, o reitor convidou o ministro Ricardo Vélez para visitar a Ufam e a nova estrutura do HUGV. A Universidade Federal do Amazonas é a primeira instituição de ensino superior recebida pelo novo comando do Ministério da Educação.

Questionado se tratou com Vélez Rodriguéz sobre assuntos polêmicos, abordados pelo ministro da Educação, como autonomia universitária, liberdade de cátedra e o fim da validade da eleição de reitor na escolha da lista tríplice, Puga respondeu: “Não tratamos desses assuntos porque não era esse o objeto da audiência”.

Publicidade
Publicidade