Publicidade
Cotidiano
Notícias

Visando processos seletivos da UEA, especialistas dão dicas: muita calma nessa hora

A poucas horas da prova do Vestibular 2015 da Universidade do Estado do Amazonas, o melhor a fazer é descansar a mente e cuidar da saúde 13/11/2015 às 12:34
Show 1
Na reta final da preparação para as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e do Vestibular macro da UEA, os cursinhos intensificam as aulas e os ‘viradões’
Marcela Moraes Manaus (AM)

Estudar um pouco mais, para alguns, ajuda a driblar a ansiedade, mas essa “estratégia” usada por alguns estudantes pode deixar o aluno ainda mais ansioso, especialmente quando o dia da prova se aproxima, alertam especialistas.  Para os candidatos que se prepararam durante o ano inteiro, estes são os últimos momentos antes das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que acontecem hoje, e do Vestibular macro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que serão amanhã e domingo.

Vivendo momentos de ansiedade e o medo da concorrência, muitos candidatos acreditam que a melhor maneira de garantir uma boa prova é fazer uma revisão final intensa. Mas há também aqueles que acreditam que, além das horas de estudo intenso, é necessário também descansar, saber dosar as horas de sono, lazer e ter uma boa alimentação. Afinal, nessa corrida em busca de uma vaga, quem tem razão?

Para a coordenadora do pré-vestibular das escolas Idaam, Ludmylla Gonçalves, a preparação para as provas vai além das horas de estudo. Ela inclui boas noites de sono, alimentação balanceada e controle emocional. “Na véspera, é importante que o candidato tenha uma boa noite de sono e, no dia da prova, deve estar bem alimentado. É aconselhável levar para a prova uma barra de cereal, biscoito e água, para a fome não atrapalhar a concentração”, recomendou.

Coordenadora pedagógica do cursinho pré-vestibular Cuca, Cristiane Balieiro trabalha com cursinhos pré-vestibular desde 2006. Segundo ela, a preparação final antes da prova deve incluir o lazer. De acordo com ela, o sono é fundamental para o processo de aprendizagem e a alimentação, por sua vez, deve ser leve. “O ideal é que ele faça coisas que lhe proporcionem tranquilidade, como ver filmes, conversar com amigos, curtir a família. E dormir bem”, recomendou.

Na hora ‘H’

O tempo de prova do SIS é de 5h para responder a 60 questões. Na 2ª e 3ª etapas, além das 60 questões, ainda tem a redação.  Portanto, alerta Ludmylla, a distribuição de tempo para a realização da prova é fundamental. “É muito importante que o candidato não perca tempo nas questões que considerar difíceis. Para quem vai fazer a prova pela primeira vez, a dica é começar pelas matérias que se tem mais afinidade”, disse.

Para a redação, a dica de Ludmylla é organizar as ideias e não perder tempo. “Leia o tema e os textos de apoio antes de responder às questões objetivas. E, na hora da redação, muito cuidado para não perder tempo no rascunho, o ideal é logo passar para a folha definitiva”, enfatizou.

Ludmylla Gonçalves ressaltou, ainda, a importância do deslocamento do candidato até os locais dos exames, tendo em vista que a prova do SIS, por exemplo, será em uma sexta-feira e ocorrerá no “horário de pico”  do  trânsito.

Acadêmica dá dicas a candidatos

Uma das candidatas do SIS do ano passado, Lilian Esther Pires, 18, aprovada no curso de direito, na unidade de Itacoatiara da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), lembra que, nos dias anteriores à prova, ficou muito nervosa e a ansiedade, por pouco, não pôs abaixo a preparação de um ano inteiro.

Para conseguir a aprovação, ela conta que teve que se dedicar muito aos estudos. Participou de oficinas de redação, “viradões” e, além das aulas em sala e do cursinho pré-vestibular, ela também estudava em casa, por conta própria. “Eu participei de todos os viradões no cursinho e, além das aulas, os professores nos davam palavras de incentivo e motivação. Como estudamos várias matérias, é muito difícil guardar textos enormes na cabeça, então eu fazia esquemas com tópicos que me ajudavam a lembrar do assunto. No caso das fórmulas, eu escrevia em papéis pequenos e espalhava pelo meu quarto para não esquecer”, lembrou.

Lilian relatou que, no dia anterior à prova, ela aproveitou para descansar a mente e dormiu cedo para que, no outro dia, estivesse bem disposta e preparada para realizar a prova. No dia da prova ela chegou antes que os portões fossem abertos para não perder a hora. Estratégias à parte, a acadêmica considera que a aprovação é uma conquista  de todos que a apoiaram.

“Fui aprovada por conta de esforço e dedicação aos meus estudos, além de muita concentração no dia da prova. Mas minha aprovação não foi só mérito meu, mas também dos meus mestres que me ensinaram, da minha família que sempre me deu todo o apoio necessário e dos meus amigos, que entenderam quando tive que abrir mão de sair com eles”, destacou.

Datas

A prova do Sistema de Ingresso Seriado (SIS)  da UEA é para os candidatos inscritos na 1ª, 2ª e 3ª etapas e será aplicada hoje, com início às 13h (horário local). Já o vestibular macro da UEA será amanhã  e domingo no mesmo horário.

Um total de 2.745 vagas estão sendo ofertadas pelo vestibular macro da UEA. O SIS disponibiliza 1.860 vagas para os cursos de graduação, sendo 826 vagas nas unidades da capital e 920 vagas no interior.

Publicidade
Publicidade