Publicidade
Cotidiano
Notícias

Vivo anuncia aparelho de conectividade automotiva

O dispositivo, que está sendo lançado na Alemanha este mês, tem previsão de chegada às prateleiras brasileiras em 2015 16/10/2014 às 23:01
Show 1
Aparelho tem previsão de lançamento no Brasil em 2015
Lucas Jardim* São Paulo (SP)

A Vivo anunciou o lançamento do On Board Diagnostic (OBD), um aparelho que, uma vez instalado, registra dados detalhados sobre a saúde e desempenho do carro do usuário e os envia para um aplicativo de smartphone. O anúncio foi feito no estande da empresa na exposição da Futurecom, a maior feira do setor de telecomunicações da América Latina, realizada em São Paulo.

O dispositivo, que está sendo lançado na Alemanha este mês, tem previsão de chegada às prateleiras brasileiras em 2015. Segundo Eduargo Guirado Dias, gerente de desenvolvimento de negócios M2M da Vivo, o modelo de venda do produto ainda não foi definido no Brasil, mas ele acredita que deve funcionar de forma similar que o europeu: ao comprar o produto, que lá custa cerca de € 150, o cliente adquire o hardware, bem como um ano de serviço. Ao término desse ano, ele poderá optar por renová-lo, mediante o pagamento de uma taxa, ou não.

De acordo com ele, a priori, a comunicação só vai se dar entre motorista e veículo, mas a companhia acredita que as iniciativas tecnológicas no setor urbanístico também podem dialogar com os carros em segundo momento. “Dado que eu tenho o acelerômetro aqui e percebo a oscilação dele, eu consigo saber o fluxo de veículo de uma rua e consigo informar a prefeitura qual a melhor rua pra ela pavimentar, ao invés de sair pavimentando qualquer uma aleatória”, concluiu.

*O repórter viajou a convite da Telefónica Vivo

Publicidade
Publicidade