Publicidade
Cotidiano
MUDANÇA DE REALIDADE

Voluntários dedicam suas vidas oferecendo serviços a pessoas carentes no Amazonas

Grupos de igrejas levam durante os fins de semana serviços médicos, odontológicos, cursos, assessorias e até ajudam na melhoria de casas de comunidades ribeirinhas ou pessoas de baixa renda 04/09/2016 às 22:09
Show volu1
Foram oferecidos serviços de odontologia, palestras e doações de roupas (Fotos: Divulgação)
Alik Menezes Manaus (AM)

Servir ao próximo e mudar de alguma forma a realidade de muitas pessoas é o objetivo de muitos grupos de jovens voluntários de igrejas de Manaus. Eles levam serviços médicos, odontológicos, cursos e assessorias e até ajudam na melhoria das casas de pessoas carentes da cidade e comunidades ribeirinhas.

Sair da “zona de conforto” e fazer mais pelos outros foi que motivou jovens da igreja Adventista a desenvolver várias ações, entre elas, levam serviços odontológicos, médicos, palestras e até doações de roupas e brinquedos em comunidades ribeirinhas e em bairros carentes de Manaus.

Segundo a dentista, Hilchen Litaiff , uma das organizadoras do projeto “Criança Feliz”, ressaltas que a iniciativa surgiu em 2013 após muitas viagens a alguns  municípios do interior do Amazonas, como em Caapiranga e Itacoatira. As ações ocorreram em diversas comunidades. “Percebemos que a quantidade de crianças no interior era enorme. Nós podemos fazer algo por elas, nem que seja a doação de um brinquedo”, disse.

Em alguns municípios como Itacoatiara e Manacapuru, as  ações são mais que doação de brinquedos ou brincadeiras para crianças. Os jovens voluntários levam serviços médicos, nutricionais, psicológicos e odontológicos a cada dois meses, no máximo. Os atendimentos geralmente ocorrem nos fins de semana, quando eles estão de folga do trabalho ou da faculdade. Em média, são 40 voluntários em casa missão.

Para Litaiff, quem recebe a ajuda se sente feliz, mas quem se dispõe a ajudar o próximo se sente ainda mais feliz. “O voluntariado traz mais bem estar a quem serve do que a quem é servido. Participar de projetos como esse, traz alegria e felicidade as pessoas, ver seus sorrisos e sentir a gratidão deles pelo nosso trabalho é enriquecedor”, disse.

Apesar de todas as ações já desenvolvidas pelos voluntários, o grupo decidiu  que poderia fazer ainda mais pelas pessoas.

Brincadeiras e atividades

Após uma semana cheia de compromissos, o que a maioria das pessoas quer é descansar no dia de folga, aproveitar o dia com a família e os amigos. Mas um grupo de amigos decidiu abrir mão do descanso e dedicar um dia especial para cuidar do próximo.

Para os jovens do grupo “Eu Escolhi Ajudar” não importa se o “próximo” precisa de um prato de comida, de uma roupa ou apenas de atenção, eles estão sempre dispostos a somar. As ações acontecem em asilos, em orfanatos e em algumas das principais ruas do Centro, onde moradores de ruas se concentram.

A ideia surgiu há três meses, quando um dos fundadores do grupo estava na frente da casa dele com amigos e ficou observando um jovem bêbado e drogado passar pela frente dele. Ele percebeu que precisava fazer algo pelo rapaz. “Ele não perdeu tempo e correu para abordar aquele jovem, eles conversaram por um tempo, ele aconselhou o rapaz, foi aí que o projeto começou a nascer”, disse Bruno Mendonça, 27, um dos voluntários do projeto.

Ontem, o grupo de jovens preparou um café da manhã para idosos do asilo Comunidade São Vicente de Paulo. Além disso, eles levaram mais de 70 quilos de alimentos que arrecadaram em campanha nas redes sociais, fizeram brincadeiras, um bingo e até uma apresentação musical. “É muito gratificante estar com eles, o sorriso de gratidão das pessoas nos dá força para continuar”, disse Bruno.

Mesmo com o cansaço de ontem, os jovens já estão se mobilizando para uma próxima ação, que será realizada no Dia das Crianças,  em um comunidade próximo à Barreira, na Torquato Tapajós. Serão doados brinquedos, café da manhã, atendimento de saúdes, palestras, oficinas, brincadeiras e até espaço para cortar o cabelo das crianças.

“Nós estamos correndo atrás de doações de brinquedos e de alimentos para levarmos para essas crianças, são pelo menos 100. Vai ser um dia muito especial na vida delas e principalmente nas nossas”.

Além dos presentes físicos, os jovens também se preocupam em compartilhar uma mensagem motivacional. “Nós conversamos com eles, queremos saber das suas histórias e falamos sobre o Deus que nós servimos”, disse.

Ação oferecida gratuitamente

Um grupo de jovens da Igreja Cristã Vinho Novo, desenvolve o projeto “Mais Ação”. Eles abrem a igreja e oferecem serviços como assessoria jurídica, serviços de saúde, oficinas de gastronomia e serviços de beleza.  O último evento ocorreu no dia 20 de agosto e atendeu pelo menos 250 pessoas do bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul.

Para os organizadores, o evento foi considerado um sucesso e já tem até dada marcada para a próxima ação, que ocorrerá no mês de novembro, com novos serviços oferecidos. “Nossa meta é realizar a cada dois meses e nos próximos, nós teremos atendimento odontológico e oftalmológico”, informou o líder de jovens da igreja, Guilherme Alves, 28,   que é um dos organizadores do evento.

Publicidade
Publicidade