Publicidade
Cotidiano
SESSÃO NA ALE-AM

Mulheres do PT no Amazonas ganham destaque em celebração dos 38 anos da sigla

A presidente municipal do PT utilizou a tribuna da ALE-AM para contar sobre as lutas das mulheres por espaços na política: “Vim para dizer que estamos firmes na luta e que nós vamos fortalecer o partido” 20/02/2018 às 20:01 - Atualizado em 20/02/2018 às 20:02
Show geizy 123
A presidente municipal do PT, Odimar Guimarães, durante discurso. Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

As mulheres militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) tiveram voz durante a sessão especial, de autoria dos deputados José Ricardo e Sinésio Campos, realizada nesta terça-feira (20) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) em alusão aos 38 anos de existência da sigla.

A presidente municipal do PT, Odimar Guimarães, utilizou a tribuna para contar sobre as lutas das mulheres por espaços na política e o empoderamento feminino. “Nós mulheres, conseguimos chegar ao poder. Isso pra nós é gratificante. [...] Eu poderia estar reclamando das dificuldades que enfrentamos como mulher. [...] Vim para dizer que estamos firmes na luta e que nós vamos fortalecer o PT municipal”, disse.

De acordo com a secretária de Mulheres do PT, Elisiane de Andrade, as mulheres auxiliaram na construção do partido quanto nas lutas diárias que confirmam a presença o da mulher na legenda. “Hoje, nós estamos em uma sociedade em que grande parte da formação social é composta por mulheres. Ainda não temos a participação que gostaríamos das mulheres em todos os espaços, tem muitos desafios pela frente”, afirmou.

A vereadora do município de Itacoatiara, Sheila Moreiro (PT), enfatizou que é preciso preparar as novas lideranças para o futuro do partido. “A mensagem é de reflexão. Nós somos PT Amazonas, o que nós vamos levar para as ruas para que possamos retornar e crescer a nossa bancada?”, questionou.

O deputado estadual Sinésio Campos destacou que o partido trata as mulheres com paridade aos homens, diferente de outros partidos. Já o deputado José Ricardo ressaltou os avanços para o País em 38 anos de PT.

“Foi o PT que, durante os governos de Lula e Dilma, implantou os maiores programas sociais da história do Brasil. Foram mais de 40 milhões de pessoas que saíram da linha da pobreza, tirando o Brasil do Mapa da Fome, devido às políticas de inclusão social, de distribuição de renda e geração de empregos”, explicou José Ricardo.

O Partido foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 por metalúrgicos, intelectuais, sindicalistas e representantes de movimentos sociais que tinham em comum o desejo de formar um partido político feito por trabalhadores e para trabalhadores. Com aproximadamente 1,5 milhões de filiados em todo o Brasil, esteve à frente do Governo Federal por 13 anos.

Publicidade
Publicidade