Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
EDUCAÇÃO

Xadrez é usado como ferramenta pedagógica que ajuda no desempenho escolar

Praticantes relatam melhorias e professor diz que jogo ajuda na concentração e a potencializar o aprendizado em várias disciplinas; 4ª Etapa do Circuito Amazonense de Xadrez Escolar 2019 foi realizada no sábado



xad1_05497BB2-D3ED-4C5A-B599-4EC25B60EC74.JPG Sofia é a número 1 do ranking amazonense na categoria sub-10. Foto: Jair Araújo
19/05/2019 às 18:55

Por trás da timidez da estudante Sofia Araújo, de 9 anos, se esconde uma exímia jogadora de xadrez. Aliás, quem a vê de longe, usando óculos rosa e apoiando docilmente os cotovelos na mesa enquanto raciocina a próxima jogada, nem imagina que ela é a número um no ranking geral amazonense de xadrez na categoria sub-10 – o que lhe rendeu uma vaga para competir no Festival Nacional da Criança (Fenac), em abril, em Florianópolis. E, no embate com meninas de todas as partes do Brasil, terminou a competição em 16° lugar no ranking nacional.

Sofia foi uma das competidoras da “4ª Etapa do Circuito Amazonense de Xadrez Escolar 2019”, realizado no último sábado, no Colégio Connexus, bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus, que reuniu competidores nascidos entre 2002 e 2014, oriundos de escolas de todas as zonas da capital. “O xadrez me ajuda muito nos estudos, principalmente em matemática, que é a minha matéria favorita”, diz ela, que joga desde os quatro anos e costuma treinar em casa no computador.

Para o professor Wesley Reis, que há oito anos ensina xadrez para alunos de quatro a 14 anos, o jogo é uma das mais importantes ferramentas pedagógicas. “Digo isso porque ajuda muito na concentração e na sociabilidade do aluno. A criança que joga xadrez consegue manter a calma na resolução de problemas. Isso melhora até mesmo o comportamento delas em sala de aula”, explica ele, acrescentando que um projeto de xadrez bem desenvolvido como atividade extra pode potencializar o aprendizado dos estudantes em várias disciplinas.

Quem também adotou a prática de xadrez como estratégia para melhorar o desempenho escolar foi a estudante Jullie Emanuelle, de 14 anos, atual vice-campeã do circuito amazonense e 15° no Fenac do ano passado. Aluna da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, do bairro São José, Zona Leste de Manaus, a menina conta que aprendeu a jogar com o pai, o ferramenteiro Jefferson Williamys. “Meu pai procurou saber a regra do jogo por conta própria pra poder me ensinar”, diz.

“O xadrez ajudou a melhorar a minha concentração. Minhas notas em matemática aumentaram, além de ter me proporcionado duas viagens para competições nacionais, em que pude conhecer vários lugares e pessoas, e o que me motivou mais a treinar e, um dia, quem sabe, participar de uma competição internacional”, projeta.

E a “4ª Etapa do Circuito Amazonense de Xadrez Escolar 2019”, realizada das 14h às 17h no Colégio Connexus, teve como grande campeã na categoria “Mirim Feminino”, vejam só, a estudante Sofia Araújo mantendo o primeiro lugar no ranking amazonense intacto. O segundo lugar ficou com a estudante Valentina Batista Leitão, de 10 anos.  

Blog

Paulo Lima, vice-presidente da Federação Amazonense de Xadrez (FAX)

“No ano passado começamos um circuito de xadrez em seis etapas, em quatro categorias (mirim, infantil e juvenil). Fazemos essas competições para movimentar (e incentivar) o xadrez escolar e, assim, para os meninos e meninos começarem a desenvolver ‘musculatura’ de competição. Existe o xadrez lúdico (para crianças muito novas), o pedagógico e o técnico. Todas as três podem fazer parte de uma instituição de ensino.

O positivo é que o xadrez, enquanto uma proposta pedagógica bem desenvolvida, pode trabalhar com a interdisciplinaridade - ou seja, pode dialogar com a matemática, com o português, com a história, com as artes, entre outros.

Entre os próximos eventos organizados pela FAX teremos, no próximo dia 22 de junho, o ‘Circuito Amazonense de Xadrez Escolar’, na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, localizada na rua Maceió, Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul da cidade”.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno de Cidades - Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.