Publicidade
Cotidiano
Notícias

'Youtubers’: Inovadores, divertidos e empreendedores

Com criatividade e as ferramentas certas, investir em um canal no You Tube pode ser um excelente negócio. Os criadores do TazerCraft, um dos maiores canais de games da web brasileira, dão as dicas 17/10/2015 às 14:03
Show 1
Mike- à esquerda- e Pac comandam o TazerCraft (www.youtube.com/ user/TazerCraft)
Juliana Geraldo Manaus (AM)

Imagine poder criar um canal no site de visualização de vídeo mais famoso da web  - o You Tube - e com um conteúdo criativo e pouca produção inicial conquistar um grande número de visualizações (views na linguagem da internet). Agora imagine transformar essa ‘plateia’ em dinheiro e  esse canal em negócio. É o que têm feito  Tarik Alvares (o Pac) e Mikhael Línnyker (Mike), dois dos milhares de youtubers que já fazem sucesso na internet brasileira.

A popularização da internet e o barateamento de equipamentos como notebooks, tablets e smartphones, permitiu a jovens como Pac e Mike fidelizar um público e transformar o canal em sua principal atividade profissional.

 Brincadeira

Tarik (Pac), de apenas 20 anos, e Mike de 18, criaram o TazerCraft, que hoje é o segundo maior canal de gameplay do game minecraft (quarto jogo mais jogado no mundo) no País.

Tarik conta que tudo começou com uma grande brincadeira. “Como já gostávamos muito do jogo, começamos a postar os vídeos, explicando recursos e dando dicas para os jogadores. Nós nem sabíamos que era possível monetizar o canal. Fizemos apenas por diversão”, lembra.

Segundo ele, em três meses, o canal já contava com 3 mil inscritos. “Nós achávamos o número espetacular. Nem sonhávamos com os números atuais” comemora o jovem empreendedor que hoje computa 3,3 milhões de inscritos no canal.

Papo sério

O sucesso dos  jovens chamou a atenção do próprio You Tube, que por meio de uma network propôs a monetização do canal.

“Funciona assim. Nós recebemos um valor a cada mil visualizações dos nossos vídeos. Em média o valor é de US$ 1,72, mas isso varia conforme o tipo de visualização - com anúncio, sem anúncio, monetizado ou não”, esclarece.

Eles assinaram um contrato e, ainda segundo Tarik, esse movimento mudou toda a história do canal e o mercado de  forma geral. “Ficou profissional. Pudemos investir em qualidade de áudio, de imagem, apostar em recursos e assim como nós, outros youtubers seguiram o mesmo caminho”.

Como fazer

 Para Pac e Mike, a network ofereceu alguns benefícios como a personalização do canal, mas segundo eles, agora, o caminho para a monetização é mais orgânico. “O principal é ter uma ideia inovadora, publicar, e com um bom número de  visualizações, o dono do canal acaba sendo contactado. Para ter mais views vale fazer uma boa divulgação e inovar sempre, para manter o canal em movimento”, sugere Tarik.

Destaque

O TazerCraft possui  em torno de 2 mil vídeos publicados e  9 milhões e 400 mil acessos em   um único vídeo. Ao todo são mais de um bilhão de acessos desde 2011.

Fora o segmento de games, outro  nicho de sucesso no You Tube é o de  humor. O canal  Porta dos Fundos, por exemplo,  registrou 63 milhões de views só no último mês.

Publicidade
Publicidade