Sábado, 06 de Junho de 2020
Modernização

Teleconsulta avança e faz adeptos entre médicos e especialistas em Saúde no AM

Profissionais de saúde como médicos, nutricionistas e psicólogos atendem pacientes por videochamada em meio à pandemia do coronavírus



1690887_3270F4FD-E852-4E26-A518-A1800EE34052.jpeg O isolamento social pode aumentar o quadros de doenças relacionadas à pele, alimentação e saúde mental / Foto: Divulgação
11/05/2020 às 10:01

O estresse ocasionado pelo isolamento pode prejudicar a saúde e o bem estar de quem mudou radicalmente a sua rotina. Antes da pandemia a Organização Mundial da Saúde (OMS) calculava que 10% da população brasileira possuia o distúrbio de ansiedade, colocando o país como líder mundial nesse quesito com cerca de 18,6 milhões que apresentavam o quadro clínico. A estimativa é que esses números possam dobrar durante os meses de afastamento social.

E para ajudar a combater esses problemas alguns profissionais adaptam a sua rotinas, saindo das clínicas para a tela dos computadores e smartphones. A reportagem de A CRÍTICA reuniu alguns deles para contar as dificuldades e oportunidades no ramo digital.

Nutrição



A nutricionista Clinica, Maiza Gueireiro que atua há cinco anos na área viu os atendimentos caírem cerca de 50% durante os últimos meses e decidiu se reinventar após a liberação pelo Conselho Regional de Nutrição dos atendimentos on-line. 

Com isso Maisa passou a desenvolver protocolos para atendimento virtual e aproveitou para expandir as consultas para os seus seguidores do Instagram que estão em outros estados. "Hoje temos que usar a tecnologia a nosso favor, as pessoas querem ganhar tempo, não querem se submeter a trânsito, estacionamento, sala de espera, etc", acrescenta. 

Excesso de peso, diabetes, hipertensão são alguns problemas que podem ser desencadeados pela má alimentação, além de serem fatores de risco para a covid-19.

Serviço:

Psicologia e psiquiatria

Para estimular os pacientes a permanecia nos tratamentos na Clínica Equilibrium, foi indicada uma sessão experimental de teleatendimento para não interromper os tratamentos. Os clientes receberam bem a novidade, mas a surpresa foi o aumento de 30% na procura por psicólogos  grande parte deles segundo o psicólogo, José Trintin, buscam solucionar problemas com ansiedade.
A clínica que conta com 4 psiquiatras e 10 psicólogos, desenvolveu um sistema de retirada no balcão e disk entrega para os pacientes que fazem uso contínuo de remédios que podem ser comprados somente sob prescrição médica. 
"A gente acaba tendo sempre aquele pensamento tradicional. Então eu penso que não somente na nossa áreas mas em outros segmentos muita coisa vai mudar", destaca o Trintin.

Serviço

  • O que? Equilibrium Saúde e Bem estar
  • Consultas: (92) 9920-2030 (Whatsapp)/ (92) 3321-4768

Estética

Apesar da teledermatologia ser uma modalidade utilizada há muito, a regularização da prática veio somente com a nova deliberação, antes da medida a clínica  Francesconi Dermatologia, chegou a suspender completamente os atendimentos presenciais.
Agora com as adaptações necessárias a clínica adotou a teleconsulta para manter oa trabalhos. Para a socia proprietária da clínica Valeska Francesconi as mudanças no formato são importantes, pois permitiram uma relação para fortalecer a  relação médico-paciente devido a facilidade de acesso por meio da internet. 
"Nunca vamos conseguir substituir, mas com certeza iremos agilizar e objetivar as consultas tradicionais, diminuir o número de visitas, como solicitar exames pelo teleatendimento e quando houver o atendimento presencial poderemos acelerar o diagnóstico", afirma a médica. 
Para agendar consultas basta acessar: www.francesconi.med.br/teledermatologia/

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.