Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
FACILIDADE

Instituições financeiras digitais acirram competição com bancos tradicionais

Instituições 'fintechs' estão pressionando os bancos com maior facilidade de abertura de crédito e menos burocracias. Oferta de serviços bancários por meio digital tem sido uma estratégia para captação dos 'millennials'



fintech_0788020A-AFBB-4F2F-9F38-1FD3A6CB411E.jpg Foto: Reprodução/Internet
04/11/2019 às 20:29

A empresária Márcia Regina buscou um empréstimo junto ao banco e, mesmo tendo um longo relacionamento com a instituição, no momento em que ela mais precisou não obteve o valor que desejava. Para efetuar o pagamento do 13º salários, de seus funcionários ela precisou recorrer as altas taxas do cartão de crédito.

“Ele [o banco] colocou muita dificuldade para emprestar o dinheiro e eu vi na realidade o quanto é difícil você obter esse crédito”, relatou.



Um fator que a empresária destaca como dificuldade é a burocracia imposta pelas instituições bancárias. Apesar de ainda preferir o atendimento presencial, uma das soluções que Márcia pensou foi a busca pelas facilidades oferecidas por bancos digitais.

Esse assunto foi debatido durante a Conferência Amazônica de Empreendedorismo, realizada pelo Sebrae Amazonas, na semana passada. As soluções tecnológicas têm acirrado a busca por clientes e migrado grande parte dos serviços bancários para as plataformas online.

Em resposta ao avanço dos bancos digitais, as instituições tradicionais investiram no ano passado cerca de R$ 19,6 bilhões em tecnologia, segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizado pela consultoria Dettoide.

O estudo aponta que esse investimento tem o objetivo de melhor atender às necessidades dos clientes em um mundo de rápida transformação tecnológica.

As novas gerações

A oferta de serviços bancários por meio digital tem sido uma estratégia das instituições para captação dos "millennials", que chegam cada vez mais conectada, desafiando o tradicionalismo dos grandes bancos, conforme conta o superintendente regional do Banco do Brasil, Lamarck Edclau.

“O jovem tem uma certa resistência de ir ao banco e talvez seja por conta nossa, pelo estigma de uma empresa burocrática e distante, mas a gente vem vencendo essas barreiras ao longo do tempo, se aproximando do cenário digital”, contou Lamarck.

Outro fato que colabora para essa mudança de comportamento do sistema bancário é o acirramento do mercado com a chegada das "fintechs" - termo que surgiu da união das palavras financial e technology -, que caracteriza majoritariamente startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro, trazendo soluções tecnológicas que põem o tradicionalismo e a burocracia em cheque.

“As fintechs têm trazido um ambiente muito mais dinâmico para o mercado financeiro, ou seja, a gente tem novas empresas com estruturas muito mais leves, muito mais focadas na experiência do usuário. E, no meio disso, tem as operações financeiras que têm aumentado a competitividade desses players no mercado financeiro e de que nós, enquanto cliente/usuários/cidadãos tenhamos, por exemplo, taxas diferenciadas que nós não conseguiríamos no mercado financeiro tradicional", afirmou o especialista em fintechs, Daniel Tadeu.

Legislação Dificulta

Para o superintendente regional do Banco da Amazônia, André Luiz Rodrigues, esse é um desafio, não somente dos bancos, mas de todas as instituições financeiras: a desburocratização dos serviços bancários no país de acordo com a realidade dos clientes.

“O mercado se adapta de acordo com a sua exigência. Quem costuma ir ao banco hoje em dia? É quem tem tempo. E quem anda tendo tempo para ir ao banco?”, questionou.

“Essa turma nova que está chegando não quer mais isso. Eles querem ter uma experiência nova e em especial ter um tempo de resposta curto. Quer fazer uma solicitação, e obter uma resposta o mais rápido possível”, ressaltou o superintendente.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.