Sábado, 06 de Junho de 2020
Supermercados

Delivery pelo WhatsApp é alternativa para compras online direto pelo celular

Pátio Gourmet, Emporium Roma, Superatacado Nova Era descomplicam entrega de produtos por meio de contato direto por aplicativos de celular, além do número de Whatsapp



1690987_4E7EF85A-E521-45FC-8792-6CD930C87C10.jpeg Os clientes do Pátio Gourmet podem comprar pelo site e aplicativo, serviço que começou em 2018. Foto: Divulgação.
11/05/2020 às 09:46

Basta um pequeno passeio pelas redes sociais dos supermercados para encontrar clientes insatisfeitos com o serviço de delivery. Os consumidores que compram à distância reclamam de falta de opções nos sites e aplicativos, demora no atendimento e entrega, preços mais caros e erros nos pedidos.

“Pelo iFood tudo mais caro e nem encontrei os itens da promoção. Muito ruim”, diz a cliente Vilma Melo. “Único problema é que não respondem”, afirma Joviana Castro.



“Tentei comprar, mas sem ver os preços dos produtos antes fica impossível”, reclama outra cliente, Graciene Lima.

Alta demanda

Elizangela Hiroiaque, proprietária Yroyak Supermercados, conta que a empresa já trabalhava há 18 anos com delivery. “Temos a expertise no segmento e somente ampliamos, pois tivemos um aumento significativo de 100% na demanda”, conta.

Tem dias que o supermercado faz uma média de 180 a 190 entregas. Para atender todos os clientes de forma satisfatória, tiveram que investir em uma frota maior. No Vieiralves, o delivery contava com duas motos, agora, são duas motos e dois carros - estes para levar uma quantidade maior de produtos. Já na Ponta Negra, a frota de três motos teve o acréscimo de mais dois carros.

De acordo com a empresária, o cliente é atendido em 15 minutos. “Para fechar a compra leva em média uma hora, pois temos o cuidado em ligar para o cliente e revisar a lista quando se faz necessário”, diz.

Devido a grande demanda a entrega demora em média 5 horas para chegar no cliente. O frete depende da localização do cliente, a menor taxa é R$ 2,00 e a maior R$ 15,00.

As reclamações estão sendo atendidas WhatsApp e todas as não conformidades são tratadas no mesmo dia.

Preparação

“Nenhuma rede varejista, principalmente de supermercado, estava preparada para atender essa crescente demanda, em um tempo tão curto, gerada pela situação de pandemia”, afirma Flávio Montenegro, gestor da área de e-commerce do Grupo Nova Era.

O grupo já vinha apostando nesse modelo de negócios desde agosto de 2018, com o e-commerce do Pátio Gourmet, mas com a crise atual da Covid-19, a demanda cresceu cerca de dez vezes, em poucos dias, principalmente impulsionada pela quebra da barreira inicial que alguns clientes tinham, em fazer supermercado online.

Canais de atendimento

O Pátio Gourmet possui o serviço de e-commerce, pelo www.patiogourmet.com.br e aplicativo “Pátio Gourmet”. Com a crise provocada pela Covid-19, o supermercado também habilitou o serviço de atendimento pelo Whatsapp. Nessa modalidade, o cliente envia a lista de compras e marca o dia para retirar os produtos na loja.

O Superatacado Nova Era possui parceria com o iFood, desde abril deste ano. Além disso, passou a oferecer mais um canal de vendas, no Whatsapp. O serviço, assim como no Pátio Gourmet, funciona com retirada na loja.

O Emporium Roma que também faz parte do Grupo Nova Era passou atender assim como as demais marcas pelo Whatsapp.

Tanto pelo e-commerce quanto pelo iFood, o cliente acessa a plataforma, coloca os itens que deseja no carrinho, realiza o agendamento e o pagamento. A operação toda é bem simples.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.