Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
Marketing

Empresas se engajam em ações solidárias para fortaleceram suas marcas

Diante de um cenário de crise com a epidemia de coronavírus, empresas aproveitam para lançar ações de marketing positivas e solidárias, a exemplo de serviços e produtos gratuitos



1589640_A0F780AA-52DC-4E64-8AEA-13F86DF42239.jpg Fotos: Divulgação
02/04/2020 às 16:29

Privados de sair de suas casas para ‘frear’ a epidemia do Covid-19 os consumidores irão consumir menos. O comércio local, por exemplo, projeta uma perda de 80% no fluxo e o fechamento de 5000 mil postos de trabalho, de acordo com a Câmara Dirigente dos Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), mas como as empresas podem agir nos momentos de crise?

Um levantamento realizado pela plataforma MindMiners, a pedido do site especializado em marketing e publicidade Meio & Mensagem, apontou que para 47,1% dos respondentes, a publicidade tem um papel fundamental de informação e conscientização durante o período da pandemia.



A professora e especialista em Marketing Empresarial, Nereida Tavares, analisa positivamente o uso da comunicação integrada, através das redes sociais, para sensibilizar a população a cerca das medidas a serem tomadas no período de quarentena.

“Chegou a hora de refletirmos sobre se já conquistamos nossa humanidade, se já sabemos, de fato, o que significa pensar na coletividade e agir com empatia e solidariedade. Talvez nesse momento os lucros diminuam, mas o posicionamento conquistado por estas marcas jamais serão esquecidos, já fazem parte da história”, reflete a professora. Para Nereida, é essencial a reestruturação não apenas das redes sociais e sites mas também é importante renovar o pensamento de gestão e diálogo com o público para aproximar as pessoas das marcas, a fim de que elas não percam as suas referências durante o período de recessão.

A reportagem de A CRÍTICA buscou alguns exemplos de instituições que decidiram estender a mão neste momento que o mundo pede ajuda.

Ferramentas do Google

Para colaborar com as boas práticas durante a quarentena a Google liberou o acesso até o dia 1 de julho funções premium do HangoutsMeet (ferramenta de videoconferência) para todos os clientes do G Suite e G Suite for Education para facilitar a interação social e empresarial por meio da internet. “Já estamos notificando nossos usuários e parceiros sobre a disponibilização dessas soluções”, afirma o general manager e VP do G Suite, Javier Soltero. Com a liberação do recursos é possível organizar reuniões até 250 pessoas, transmissões ao vivo para até 100 mil pessoas e gravação das reuniões.

Exercícios e bem estar em casa

As academias de ginástica tiveram que parar em todo o país. Quem está com saudades do treino na academia o aplicativo Gympass irá disponibilizar para gratuitamente para toda a população durante os próximos 60 dias, a sua plataforma de bem estar na versão beta, que teve seu lançamento adiantado para combater o sedentarismo durante o isolamento. No app é possível encontrar 8fit, ZenApp, Neou e Techno Nutri com opções de meditação, vídeo aulas com exercícios para fazer em grupo ou individual e dicas de nutrição.

Álcool em gel de graça

A escola de saúde do Centro Universitário do Norte (Uninorte) já produziu cerca de 250 litros de álcool em gel que, inicialmente, atenderia a demanda da instituição, mas agora também está sendo doado para as famílias de idosos que moram no entorno da instituição. “Nesse momento, todas as instituições e empresas devem fazer o seu melhor no combate ao coronavírus. No nosso caso, decidimos ajudar com a produção do álcool em gel. É importante porque esse é um dos principais produtos que ajudam a minimizar o contágio, e ele está em falta no mercado”, enfatiza o diretor da escola de saúde da Uninorte, Geverson Façanha. O produto é fabricado nos laboratórios de farmacotécnica da instituição os materiais da composição todos comprados pela universidade. A ideia espera beneficiar mais de 20 mil pessoas, dentre os funcionários e a população.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.