Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
EMPREENDEDORISMO

Empresas buscam alternativas para manter funcionários e projetar futuro

Entregas a domicílio, bônus aos clientes e programas de fidelidade. Vale tudo quando o assunto é tentar salvar os negócios que estão parados com o isolamento social



1594488_4D3BDD7D-FF36-438D-BF3B-D2FFFF44C88E.jpeg O Kalena Café, localizado no bairro Adrianópolis, está fora de atividade neste período Foto: Divulgação
07/04/2020 às 10:32

A projeção de queda do comércio, apontada pela Câmara dos Dirigentes e Lojistas (CDL Manaus) pode chegar até 30% no mês de março, por conta do isolamento social imposto a população devido ao novo coronavírus (covid-19) e para que estes impactos sejam reduzidos os empresários buscam alternativas para manter a segurança dos funcionários e clientes e manter a base financeira das empresas.

Ideias criativas como a do proprietário do Kalena Café, Aldo Bitencourt, buscam garantir o pagamento dos seus funcionários e obedecer as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).



A cafeteria que produz bebidas com grãos de alta qualidade é especialista em torra de café e fornece manufaturas para outros estabelecimentos do gênero, há uma semana suspendeu completamente o atendimento em sua loja no bairro Adrianópolis, para preservar os seus 15 colaboradores.

“Parar tudo para uma empresa pequena ou média, significado de que em 27 dias acabou o teu caixa, então eu precisava fazer uma coisa porque eu não queria mandar todo mundo embora e nem zerar as economias completamente”, lamentou Aldo Bitencourt.

Em meio a este dilema o proprietário criou o ‘Help Card’ um vale-compras com valores a partir de R$ 20 que após o período de isolamento poderão ser trocados por serviços. São cafés e bebidas especiais, bolos e salgados, além de cursos e consultorias promovidos pela marca.

O cliente que adquirir o voucher para compra também recebe em todos os kits o abraço de toda equipe do Kalena Café.

Leva e Traz

Manter o smartphone funcionando durante o isolamento é uma necessidade, principalmente, para quem está trabalhando em casa. Foi pensando nisso que a assistência técnica Fênix Import aderiu ao ‘Leva e Traz’, modalidade consistente em buscar o aparelho na casa do cliente, realizar o serviço e devolver sem que o cliente tenha a necessidade de sair de casa.

A proprietária, Adriana Defente, esclarece que a ideia já estava elaborada antes do isolamento, mas devido a urgência foi adiantado à pedido dos clientes.

“A pandemia está aí, as pessoas estão em casa, mas os acidentes domésticos continuam acontecendo, e os celulares continuam quebrando, e hoje o celular é uma coisa de primeira necessidade das pessoas, quando um celular quebra dando dá para esperar”, aponta.

Assistência especializada em smartphones, tablets, games e notebooks, que opera no bairro Centro (Av. Eduardo Ribeiro - Shopping Dubai) está com as portas fechadas somente com serviços internos atendendo os orçamentos personalizados.

Delivery para todos

Supermercados, drogarias e restaurantes, por exemplo, reforçaram ou implantaram os serviços de entrega a domicílio recorrendo aos serviços de aplicativo como o iFood ou o Rappi que disponibilizam uma aba exclusiva para compras de supermercados.

Mas não somente os serviços essenciais podem ser recebidos no conforto de casa, a livraria Vozes, a fim de minimizar os danos financeiros, disponibilizou todo seu acervo literário sem cobrança de taxas para entrega.

O supervisor de vendas, Sebastião da Silva, explica que a iniciativa emergencial retirou a necessidade do valor mínimo de R$ 300 em compras para entrega, durante este período, com isso eles esperam recuperar ao menos uma parte do prejuízo que já começa a ser contabilizado por conta da suspensão das celebrações religiosas da Semana Santa que costumavam movimentar o caixa.

“Espero perda nas vendas, já estamos decidindo sobre as férias dos colegas e vamos trabalhar com metade da equipe”, contou. Além festas medidas foram efetuadas mudanças nos dias de trabalho suspendendo os serviços presenciais e fechando o estabelecimento aos sábados.

Serviço

Kalena café

@kalenacafe (Instagram) / site: abacashi.com/p/kalenahelpcard

Fênix Import

@loja.fenix.import (instagram) / serviços através do telefone: (92) 99228-155.

Livraria Vozes

@livrariavozes (instagram / site: www.livrariavozes.com.br / delivery pelo whatsapp: (24) 99271-6358.

Blog

André Torbey - Educador Financeiro

“O que a gente tem que buscar são formas de amenizar os custos, ou seja, dependendo do tipo de negócio que ainda pode ou não continuar funcionando, você precisa encontrar o menor custo possível para manter as suas atividades. E quem não está podendo funcionar tem que tentar negociar com os fornecedores, uma flexibilização, um parcelamento adicional, para que a escolha não seja simplesmente o calote ou deixar por último dentro da escada de prioridades nos pagamentos. O que a gente tem visto como iniciativa pra geração de caixa vem, principalmente, bares, restaurantes, profissionais de saúde, salões de beleza, manicure esse tipo de serviço, oferecendo cupons, uma antecipação no pagamento pra aquisição de um serviço ou de um produto, ou de um lanche de uma refeição com algum bônus com algum desconto pra vários setores. Isso tem se mostrado uma excelente iniciativa, porque é interessante a gente frisar a importância de manter um ecossistema funcionando com uma rede de apoio. O associativismo nessas horas é primordial para que as empresas conversem entre si e criem cadeias de suprimento, de forma que seja positivo para que todos e que eles mantenham o funcionamento e a saúde financeira".

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.