Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
TENDÊNCIA BANCÁRIA

Versatilidades e tecnologia impulsionam crescimento de bancos digitais

Inovações tecnológicas estão impactando o setor bancário de modo a dar mais segurança e agilidade aos usuários, como pagamentos instantâneos e IA



Bancos_digitais_D3D2033A-88F3-4FE2-A476-28EBEB559B40.jpg As instituições financeiras estão investindo em infraestrutura, tecnologia e discussões técnicas para trazer mais produtos e soluções bancárias inovadores. Foto:Reprodução/Internet
06/01/2020 às 15:34

Ir até o banco não é a prática preferida de grande parte dos brasileiros desde 2015. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) os serviços como internet e o mobile banking somados conferiram a 47% das transações bancárias em 2018, confirmando a consolidação do uso da tecnologia no setor bancário.

De acordo com a Febraban, as tendências para o mercado financeiro neste ano, divulgadas por meio de um estudo efetuado pela instituição, apontou que os aportes das instituições bancárias no ano passado foram voltados para a melhoria da inteligência artificial, big data (grandes bancos de dados), blockchain (tecnologia de segurança para criptomoedas) e o market places banks, integrando diferentes instituições através de uma plataforma com as informações do cliente.



Fintechs

Para quem quer fugir das burocracias, uma opção são as fintechs que associam boas taxas, praticidade e tecnologia com foco na experiência do cliente.

Esse é o objetivo principal da fintech de consórcios digitais Mycon, que utiliza inteligência artificial para personalizar os serviços de acordo com o perfil do cliente e suas finanças.

“O benefício real perto dessas administradoras tradicionais, além da taxa que é 50% mais barato é a experiência e a agilidade”, conta o CEO da Mycon, Marcio Kogut.

Cashback

Tendência nos Estados Unidos, o cashback é uma nova estratégia para captar e fidelizar clientes. Funciona da seguinte maneira: as operadoras de cartões, por exemplo, podem retirar parte do seu faturamento com as taxas cobradas aos comerciantes e repassar um valor em forma de desconto para o consumidor, que pode utilizar o bônus para a compra de outros produtos ou para pagamento de faturas.

O aumento da procura por esse serviço foi apontado pela plataforma de troca MyCashBack, que teve um crescimento de 30% na procura durante o período do Natal. “As pessoas compram para amigos e família nesta época do ano, então, reembolsos de até 8% no gasto total fazem toda a diferença”, explica no CEO Tomer Gooterman.

1) Velocidade

Enviar e receber dinheiro em menos de 10 segundos

Pagamentos Instantâneos

A partir deste ano, os bancos já se preparam par a que as transferência bancárias sejam efetuadas em poucos segundos. “A nossa meta é fazer com que uma transação realizada pelo sistema de pagamento instantâneo leve até, no máximo, 10 segundos”, afirma Leandro Vilain, diretor de Negócios e Operações da Febraban.

2) Compartilhamento

Os caixas eletrônicos poderão ser compartilhados e utilizado por clientes de outros bancos

Open Banking

Para facilitar o manuseio de dados, o open banking permite que os bancos, com autorização dos clientes, possam compartilhar os dados entre si. O modelo já iniciou as discussões com a sociedade através um consulta pública proposta pelo Banco Central, com a possibilidade da utilização dos caixas eletrônicos de um instituição bancária para realizar os serviços de outra.

3) Informação

Expansão dos negócios nos bancos em áreas como IoT (internet das coisas)

Big Data e Fast Data

A melhoria do atendimento bancário é uma prioridade para os bancos em 2020 e o big data irá permitir que, através dos dados oferecidos pelos clientes as instituições possam personalizar os seus serviços de acordo com cada perfil. Já o fast data permite interceptar, interpretar e responder a problemas dos clientes nas plataformas digitais de maneira mais rápida

4) Robôs e chatbots

Raciocinar e tomar decisões a partir do cruzamento de dados

Inteligência Artificial e 5G

Vinte vezes mais rápida em transferência de dados a internet 5G promete revolucionar também as operações bancárias que ficaram cada vez mais velozes. A inteligência artificial por sua vez continuará utilizando assistentes virtuais que detém capacidade para solucionar problemas.

Clinsman Brito - Jornalista

Opção pelos digitais

Eu escolhi os bancos digitais devido à praticidade de receber meu salário e não precisar pagar taxas de anuidade. Depois de um tempo de uso fui descobrindo algumas vantagens como saques ilimitados e sem taxas (banco Inter), depósitos por boletos e a desburocratização de ter que ser dependente do banco pra pagar contas (que posso pagar diretamente do aplicativo) entre outras funcionalidades.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.