Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
INOVAÇÃO

Jovens criam startups para reduzir filas em hospitais e melhorar Saúde

Iniciativas visam melhorar acesso de manauaras a serviços de Saúde e atendimento especializado



1529408_16D743D3-C13D-4D44-8C94-DF118E936F39.jpg Thainá Bentes, 21, idealizadora da startup manauara Lumo e Silvani Costa, da Asmed Brasil, apresenta solução para redução de filas em hospitais e consultas. (Fotos: Sandro Pereira/Freelancer)
04/11/2019 às 16:38

O universo das startups tem ganhado a cena em Manaus e trazido iniciativas inovadoras de empreendimentos, tanto voltadas para o segmento corporativo (B2B), quanto para o consumidor final (B2C). A 2ª Feira do Polo Digital de Manaus, que ocorreu em outubro, trouxe uma ‘vitrine’ com 48 empresas emergentes de base tecnológica que mostraram suas soluções, a fim de se tornarem conhecidas pelo público e fazerem contato com novos clientes.

Os cuidados com a saúde e as formas de tratamento para doenças crônicas foram abordados pela startup manauara Lumo, que é fruto de um projeto elaborado por três estudantes universitários com experiência na área da saúde. Eles desejam ampliar os cuidados entre as empresas e colaboradores, especificamente aqueles que sofrem com doenças como diabetes, hipertensão e problemas no coração.



Thainá Bentes, 21, que é estudante de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e uma das idealizadoras, explicou que o projeto que ainda está em fase de estudos. Ele atua por meio de um aplicativo que une todos os dados de saúde do colaborador que será analisado por profissionais e, posteriormente, o encaminha para o profissional que ele precisa ser atendido.

“A pessoa recebe todo o plano de cuidado da nossa empresa por meio do aplicativo, o que ela precisa melhorar na saúde, como beber mais água, fazer exercícios e, se não tiver melhora, agendamos o melhor horário para enviarmos um médico até ela, de acordo com suas necessidades”, disse Thainá, que desenvolveu o projeto juntamente com Lucas Freitas, estudante de Engenharia de Produção, 21, e Lucas Frota, estudante de Sistemas de Informação, 23.

Consultas

A redução de filas em hospitais e acesso a baixo custo para planos de saúde também foram apresentados pela Asmed Brasil, na 2ª Feira de Polo Digital de Manaus. O aplicativo, que pode ser baixado nas plataformas Android e iOS, conta com os serviços de 25 clínicas parceiras que executam até 18 mil exames, sem cobranças de taxas de adesão, manutenção ou cobrança por atendimentos.

Silvani Costa, 33, que é vice-presidente estratégica da startaup, explica que a iniciativa atua há três anos em Manaus e conta com planos anuais que variam entre R$ 120 e R$ 50 por usuário.

“Temos o plano individual, duplo, triplo, combo e família, onde é interessante destacar que não fazemos nenhum tipo de taxação por idade”, explicou a idealizadora.

Entregas

A startup Bee Delivery, fundada em fevereiro de 2018 na cidade de Mossoró (RN), também estava representada na feira.

Thiago Tupinambá, que é o representante da franquia em Manaus e Boa Vista (RR), explica que a iniciativa tem o objetivo de conectar empresas com entregadores, apelidados carinhosamente de “motobees”.

“Por meio da plataforma que pode ser adquirida por meio do nosso site (beedelivery.com.br) as empresas podem chamar os entregadores para realizar a entrega de seus produtos de um jeito seguro, rápido e fácil.

News wal 0488c851 da85 434c afa9 e1a895689bb3
Repórter de A Crítica
Jornalista formada em 2014 pela Uninorte e pós-graduanda em Gestão de Redes Sociais e Marketing Digital pela Fametro, começou em A Crítica como repórter de esportes em 2016. Hoje atua na editoria de política e economia, com uma enorme paixão pelo jornalismo investigativo.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.