Sábado, 31 de Outubro de 2020
Oportunidade

Emprego dos sonhos: psicóloga conta como conseguiu trabalhar no Google

Manauara Tirza de Paula trabalha como recrutadora do time vendas da Google Cloud no escritório brasileiro da gigante da tecnologia



WhatsApp_Image_2020-07-15_at_10.25.01_40931EDF-D2FC-4A21-9674-8E77C0292C23.jpeg Foto: Divulgação/Google
21/07/2020 às 06:27

A coragem para a realização de um sonho foi o que levou a psicóloga manauara Tirza de Paula a alçar voos mais altos e embarcar em busca de networking no Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. Apaixonada pela tecnologia, ela ainda na faculdade sabia onde queria chegar!

Agora, com 13 anos de experiência em seleção de pessoas ela faz parte do quadro de colaboradores da gigante tecnológica Google, que nesta segunda-feira (20), completa 15 anos da sua chegada às terras brasileiras, como recrutadora do time vendas da Google Cloud.



Mas para chegar ao seu objetivo de ser uma ‘Googler’, a psicóloga, formada pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), atuou no recrutamento, treinamento e desenvolvimento organizacional em empresas regionais, como a Fogás, e participou de equipes de consultorias para empresas de tecnologia do Polo Industrial de Manaus (PIM), onde pode vislumbrar outros ramos e compreendeu a dinâmica das outras organizações.

Novos horizontes

Foi então, que Tirza decidiu sair da sua zona de conforto, vendeu seu carro e realizou um intercâmbio na Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos.

A ideia inicial era conhecer de perto a realidade região de São Francisco, para buscar uma oportunidade no exterior, ou voltar para Manaus com todo o conhecimento na bagagem.

Esse processo de descoberta foi necessário para perceber as suas melhores características profissionais: a dedicação, comprometimento e o gosto pelo aprendizado.

De acordo com a psicóloga, “a partir do momento que você tem um autoconhecimento, que você sabe o que quer, sabe aonde quer chegar, ou muitas vezes, não sabe nada disso a minha dica é: busque mentores! Busque profissionais que atuam na área e tente absorver o máximo de informações”.

O intercâmbio rendeu para ela a integração com colaboradores de empresas como a Microsoft e Facebook, que revelaram com ocorria o recrutamento nas grandes corporações mundiais. Mas, e ao retornar para o Brasil, em 2013, mudou-se para a cidade de São Paulo, buscando a colocação no mercado da tecnologia.

Um mês depois, Tirza foi a vigésima contratação do Twitter e passou a liderar a área de recrutamento para vendas da rede social no México, América Latina, EUA, Canadá, diretamente da cidade de Nova Iorque. Mas o Google ainda era o sonho que parecia distante, mas tornou-se realidade quando em sua conta no Linkedin, a equipe da Google fez contato para lhe oferecer a oportunidade de retornar ao Brasil.

Agora ela tem como missão incluir mais diversidade às equipes do Google Brasil, prezar pela busca de colaboradores fora do eixo Rio-São Paulo e, assim como ela, recrutar mulheres que amam o ambiente de inovação.

4 passos para ser um 'Googler'

  1. Curiosidade: Buscar conhecimento na área pretendida é primordial.
  2. Mente aberta: O ambiente do Google favorece o aprendizado e a pluralidade de pensamentos.
  3. Persistência: Ter coragem e não desistir dos sonhos, para Tirza, foram fundamentais.
  4. Foco: O erro de muitos candidatos é não ter foco nas competências que acreditam ter, segundo ela.
News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.