Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
PREPARAÇÃO

Oportunidades para encarar o mercado de trabalho no ‘novo normal'

O primeiro passo é manter-se atualizado para identificar as boas chances no atual momento; Singulari lançou portal com diversos cursos gratuitos



WhatsApp_Image_2020-07-23_at_18.17.21_97DD4683-A766-4850-8617-54E351BA1EDC.jpeg (Fotos: Divulgação)
27/07/2020 às 16:03

É hora de reorganizar a carreira e encarar o “novo normal”, mas por onde começar? Essa pergunta tem sido frequente em tempos de crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus tanto para o posicionamento das empresas quanto para os profissionais no mercado de trabalho.

Neste caso, o primeiro passo é manter-se atualizado para identificar as boas oportunidades. Segundo Rebeca Nogueira, sócia consultora da Singulari Consultoria, as organizações estão passando por processos de mudanças profundas em suas estruturas, procedimentos e estratégias, o que significa uma evolução dos conceitos e teorias que em determinado tempo fizeram sentido e, hoje, não mais. Ela explica que os profissionais, independente da área de atuação, precisam estar conscientes dessa evolução, reconhecendo qual deve ser o seu papel nesse processo, como que essa evolução impacta a sua atividade e de que forma podem colaborar com suas empresas.



“Estar atualizado significa manter-se relevante aumentando assim as chances de se ter vida longa dentro das organizações. As opções para começar, são inúmeras e bem diversificadas e o importante é que o profissional entenda o seu papel de protagonista nessa busca por atualização e que não dependa exclusivamente da empresa para manter-se atualizado”, afirma Rebeca. “Cada um deve buscar entender qual sua preferência na hora de consumir conteúdo – vídeo, podcast, treinamentos on-line (ao vivo ou gravados), artigos, livros – e, a partir daí, mapear quais ou quem são as referências no conteúdo que quer aprimorar. É fundamental entender que não tem receita de bolo, cada um absorve e armazena informações de maneira diferente. Por isso é preciso ir experimentando para saber qual melhor funciona”.

Sobre o “novo normal”, Rebeca destaca que vem acompanhado de um mercado com hábito de consumos mais digitais, mas ainda assim focado em manter relações mais próximas com os consumidores, que estão cada vez mais exigentes e buscando empresas que possam impactar positivamente o mundo.

“O conhecimento está disponível, basta procurá-lo, pode ser jornal, assinar uma newsletter, se inscrever em um podcast”, comenta a sócia da empresa de consultoria empresarial focada em desenvolvimento de pessoas e gestão de resultados. “Com foco neste novo momento, o Portal da Singulari, lançado nesta semana, nasceu para ser um facilitador de acesso a esses diversos conteúdos, através de cursos de conteúdos atuais e relevantes em diferentes formatos”.

Perfil – Rebeca aponta que, atualmente, os perfis interessados em cursos de atualização são múltiplos, com profissionais da área da saúde, engenharia, contabilidade, direito e RH.

“São profissionais que estão em situação de liderança dentro das suas organizações ou que estão no caminho de se tornarem líderes, por isso estão buscando aumentar o seu repertório de conhecimento”, explica.

Ela conta que os cursos oferecidos pela Singulari foram definidos com ajuda de pesquisa para identificar o interesse deste público.

“Em 2019, tivemos quatro turmas de Escola de Líderes Singulari que nos ajudaram a perceber as demandas dos profissionais que não eram cobertas pelo conteúdo do curso, mas que também não faria sentido acrescentar a Escola”, destaca Rebeca. “Mapeamos também, com parceiros próximos, o cenário que estamos e para onde estamos caminhando enquanto mercado e sociedade para entendermos quais competências seriam fundamentais aos profissionais que querem acompanhar essa evolução. É o início de uma nova jornada de conhecimento”.

Cursos gratuitos – Lançado no dia 22 deste mês, o Portal Singulari –portal.singulari.com.br – coloca no mercado cursos, entre eles opções gratuitas, elaborados com o objetivo de levar conteúdo significativo aos profissionais que desejam se desenvolver e se manter relevantes no mercado atual.

O público tem à disposição cursos gratuitos temas como Gamificação”, curso baseado em teoria e exemplificações que ajudarão no entendimento do processo de aplicação e elaboração de uma estratégia adequada para a realidade da organização; “Cultura para Transformação Digital”, que traz menos sobre tecnologia e mais sobre pessoas e cultura, o que dita se a organização tem as características necessárias para transformação; além de empreendedorismo e recrutamento e seleção.

Já as opções pagas têm como carro-chefe os cursos "Escolas de Líderes", “Inteligência Emocional”, “RH Estratégico”, uma área que tem importante papel na estratégia da organização, colaborando para que as empresas consigam utilizar ao máximo o seu potencial de talentos; e “Aprofundamento de MBTI”, este último referente ao instrumento Myers-Briggs Type Indicator, uma das mais avançadas ferramentas de identificação de características pessoais do mundo. Os resultados são aplicados na comunicação, gerenciamento da mudança, tomada de decisão e gerenciamento de conflitos.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.