Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Por que organizar suas finanças pessoais é tão importante? 

Finanças pessoais estão presentes na vida de todos nós. Afinal, toda pessoa que esteja viva possui dependência e obrigações que devem arcar financeiramente, a fim de evitar problemas futuros



226967-x-dicas-de-como-voce-pode-organizar-melhor-suas-financas_C1F314B5-C1F8-4BBE-BE22-58A7E9D578A7.jpg
04/11/2021 às 16:38

Finanças pessoais estão presentes na vida de todos nós. Afinal, toda pessoa que esteja viva possui dependência e obrigações que devem arcar financeiramente, a fim de evitar problemas futuros.

E estas podem, e vão, afetar todas as áreas de nossas vidas, uma vez que tem grande impacto financeiro, social e, até mesmo, psicológico dentro de nosso cotidiano. Sempre, não importa em que ocasião seja, estamos pensando nas contas.



Uma excelente alternativa hoje é a contratação de um empréstimo para a troca de uma dívida cara por uma dívida barata. Isso acontece por ser algo muito vantajoso para o bolso do consumidor. A modalidade home equity, que é o empréstimo com garantia de imóvel, já tem se destacado entre as demais por sua baixa taxa de juros e longo prazo para pagamento.

Para que você possa entender mais como as finanças pessoais podem afetar áreas até mesmo como o imóvel, no artigo de hoje, aprofundaremos esta discussão, a fim de tornar o caro leitor alguém consciente sobre como suas ações impactam, realmente, a sua casa. Aproveite e boa leitura!

Elas afetam o todo

As finanças pessoais têm um papel fundamental por todas as áreas de nossas vidas. E claro que isto também se aplica a eventos que acontecem dentro da parte pessoal de cada um.

Estas também influenciam dentro de um imóvel. Afinal, todo lar tem suas despesas e obrigações fiscais e saber gerenciar ambas simultaneamente pode não ser uma tarefa tão fácil quanto se aparenta. Todos temos outros deveres financeiros como cartões de crédito, parcelamento de móveis, imposto do carro, entre outros.

Assim, é necessário que toda a pessoa, ou família, que venha a ser dona de um imóvel deve sempre realizar a contabilidade da sua própria casa. Estar ciente de quanto dinheiro possui é extremamente importante para manter a propriedade em equilíbrio.

Apesar deste fato ser consumido como uma necessidade, poucos são os brasileiros que realmente entendem a importância de tal. É muito comum encontrarmos casas em nosso país onde seus moradores sequer sabem para onde vai o dinheiro deles.

Apesar da situação de não estar endividado ser, de fato, agradável, este é um cenário que pode, rapidamente, ser alterado. Nunca podemos prever o que acontecerá no dia de amanhã.

Elas devem ser planejadas

Tudo tem que ser levantado e contabilizado. Quando começamos o mês, a primeira coisa que vem à nossa mente são as contas que devemos pagar. Mas, curiosamente, poucos são aqueles que se planejam para estas.
É possível sim que as pessoas tenham as devidas condições para realizarem aquilo que elas desejam. Com um pouco de planejamento, viagens e descanso podem ser facilmente alcançados.

De nada adianta também querer adquirir diversos itens ou fazer grandes programas de lazer se você esquecer de um dos itens principais da sua vida: o seu lar.
Dentro dos cálculos dos gastos da casa não basta apenas inserir as finanças pessoais dentro deste. Ele deve conter desde a conta do cartão de crédito até o total gasto com as compras mensais.

Uma vez que obtido este número, então você estará preparado para poder se planejar. É sempre necessário estar em cima deste valor, para evitar quaisquer complicações financeiras futuras.

E este não é aplicável somente quando planejamos viajar. Uma reforma, por exemplo, é outro cenário válido para o levantamento das obrigações monetárias que é devido todo mês.

Como elas podem afetar sua casa?

Comprar aquilo que deseja é totalmente plausível. Afinal de contas, você trabalha para tal e é seu direito fazer o que bem entender com o seu dinheiro. Mas sempre a pontos que se deve considerar. De nada adianta adquirir um sofá novo se suas contas de água e luz estiverem atrasadas. O que será mais vantajoso, comprar um conjunto de panela ou pagar o IPTU deste mês?

Por mais que o lazer e as aquisições que lhe agradam sejam importantes na vida, tudo possui sua prioridade. Fato este que, por incrível que pareça, é esquecido por grande parte da população. Óbvio que nestas escolhas as pessoas irão optar por pagar suas obrigações fiscais ao invés de seus luxos. Ocasionando, assim, que seu nome vá parar na lista de órgãos de cobrança, como o Serasa.

Inadimplência 

Este é um fator mais comum do que se pode imaginar. A inadimplência afeta a vida de mais de 62 milhões de pessoas em todo o nosso país. Claro que nem todos os casos podem ser atribuídos ao fator das finanças pessoais mal calculadas. Muitas pessoas perdem o emprego diariamente, ou se veem em condições em que precisam dispor de grandes valores para realizar algo importante.

Apesar dos variados motivos, uma boa parte desta parcela são daqueles que adquiriram um bem e simplesmente não conseguiram pagá-lo, impedindo que você possa planejar uma mudança de imóvel ou a reforma do seu.

No pior dos cenários, onde uma pessoa está tão atolada em dívidas que não consegue arcar com as obrigações da propriedade, esta pode ter seu imóvel tomado por alguma razão, a fim de que o valor levantado por este pague a sua dívida.

Claro que a preferência será sempre por manter o lar funcionando, mas isto acabará por ter o seu nome negativado, ocasionando a falta de crédito em futuras transações. Ou, ainda, situações piores do que se imagina.

Tenha elas sempre estar em dia

Manter-se atento a estas é sempre essencial. Um descuido com o seu financeiro pode ocasionar em uma enorme bola de neve. Primeiramente, impedindo-o de realizar pequenas tarefas, como um passeio ou uma reforma no imóvel, mas, no futuro, esse descontrole pode fazer com que seu imóvel seja retomado e penhorado.

Crie uma planilha, seja em papel ou no computador, e sempre esteja monitorando para onde seus recursos estão indo. Evitar problemas é sempre a melhor solução para o financeiro.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.