Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021
Evento

Sexta edição do Congresso Pan-Amazônico de Oncologia inicia na quinta-feira

Evento será realizado de forma virtual e contará com participantes de vários estados do Brasil, além de 11 palestrantes internacionais



WhatsApp_Image_2021-11-10_at_13.16.24_84A60657-1F89-4AD5-AEB3-E296163C05D8.jpeg Foto: Laís Pompeu / FCecon
10/11/2021 às 14:26

Considerado o maior evento da região Norte sobre câncer, o 6º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia inicia na quinta (11) e sexta-feira (12/11), em plataforma totalmente digital. O evento é organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e conta com mais de 70 palestras locais, nacionais e internacionais.

O congresso segue com inscrições abertas pelo site https://panamazonicodeoncologia.com até o dia do evento. O 6º Pan-Amazônico conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), dentre outros parceiros.

“Este é o maior congresso sobre Oncologia da região Norte. Teremos importantes discussões sobre a prevenção e o tratamento do câncer. Será uma grande oportunidade para estudantes e profissionais de saúde ouvirem especialistas do Brasil e do exterior sobre a Oncologia. É um evento que mostrará, ainda, a complexidade do tratamento oferecido na nossa Fundação Cecon”, disse o mastologista Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecon.

Oncologia – O congresso reunirá, de forma virtual, participantes de vários estados do Brasil, além de 11 palestrantes internacionais, que irão abordar temáticas ligadas à Oncologia, como prevenção do câncer do colo do útero, genômica, qualidade de vida do paciente oncológico, autocuidado dos profissionais de saúde, cuidados paliativos e terapia da dor, humanização, inovações tecnológicas na prevenção e tratamento oncológico, oncogeriatria, além do 6º Congresso de Enfermagem Oncológica da Região Amazônica.

Interativo – O evento será totalmente digital, um desafio para a organização do congresso, que já ocorre há dez anos no Amazonas e é realizado de dois em dois anos. A última edição foi a de 2019, reunindo mais de 1.500 participantes.

Os inscritos no Pan recebem, via e-mail, acesso ao hall do congresso, onde podem ingressar nos auditórios virtuais Rio Negro e Rio Solimões. As palestras ocorrem simultaneamente nos dois locais, das 8h às 18h (horário de Manaus). Ao fim das palestras, haverá o momento de discussão, coordenado por profissionais e pesquisadores da área da saúde. As palestras ficarão também disponíveis na plataforma on-line por 30 dias após o evento.

“Estamos muito satisfeitos com a qualidade das palestras que serão proferidas e estamos ansiosos pelos momentos de troca de experiência e aprendizado que poderemos oferecer à comunidade profissional e acadêmica. Além disso, animados com a aula magna que será aberta ao público pelo canal no YouTube do Pan (https://m.youtube.com/channel/UCbntbI2rFklpz5x8x7MFrRg) e que será feita por uma paciente que irá compartilhar sua experiência e trajetória de enfrentamento sendo protagonista do seu próprio tratamento. Muitas lições de vida serão compartilhadas”, disse Kátia Torres, diretora de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon) e presidente do congresso.

Pesquisas – O congresso tem 84 trabalhos aprovados pela Comissão de Trabalhos Científicos do Pan. Em forma de e-poster, os congressistas apresentarão seus trabalhos nas áreas de pesquisa básica/translacional, cirurgia oncológica, oncologia clínica, bases biológicas e moleculares das neoplasias, multidisciplinaridade em Oncologia, tecnologia e inovação em saúde e epidemiologia, prevenção e controle do câncer.

O 6º Pan-Amazônico irá premiar os melhores trabalhos em cada eixo temático e todos os resumos aprovados serão publicados na revista Scientia Amazonia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.