Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
Campeão da matemática

Amazonense de 16 anos conquista 1º lugar nacional na Olimpíada Tubarão de Matemática

Mais de 2,6 mil estudantes de todo Brasil participaram da competição



99227746-22ce-4192-8c61-990e50e642bf_62ABBA50-1BAF-4450-B7F4-9045B1A30C99.jpg Foto: Arquivo pessoal
10/04/2021 às 12:23

O amazonense André Yudji Silva Okimoto, de 16 anos, conquistou o 1º lugar nacional na Olimpíada Tubarão de Matemática, uma competição que reúne estudantes dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e particulares de todo Brasil. A conquista trouxe a medalha de ouro da disputa ao estado do Amazonas. 

André Yudji é aluno da 2ª série do ensino médio das Escolas Idaam, que ao todo, teve 17 premiações na competição. Foram 13 menções honrosas, 2 medalhas de bronze, 1 medalha de prata e 1 medalha de ouro, sendo essa o 1º lugar geral nacional, conquistada pelo adolescente amazonense. 



A mãe de André Yudji, Vera Lúcia Silva Okimoto, disse que está muito feliz com a conquista pessoal do filho, por representar a escola e o Estado que ele nasceu e tanto ama. “Em um tempo de pandemia, com tantas notícias tristes, uma notícia que nos dá orgulho e nos alegra. Ele está muito feliz”, disse.

“Ele é apaixonado por matemática. Resolver uma questão para ele é como um desafio de game. Confesso que me surpreende, porque não foi uma das minhas matérias favoritas”, completou a mãe do adolescente.

André Yudji conta que recebeu a notícia através de um grupo de Whatsapp de matemática com participantes de todo o Brasil que ele participa. “Eu não acreditei no começo. Não imaginava que isso era real, mas depois a ficha caiu e fiquei muito feliz e emocionado com a notícia”, disse entusiasmado.

O professor e coordenador da liga olímpica do Idaam, Markos Matarazzo, foi um dos responsáveis por orientar os alunos na competição. Eles tiverem que adaptar todo o cronograma preparatório dos alunos ao contexto da pandemia, com aulas remotas e aulas em salas virtuais. 

“Foi mais uma olimpíada em nível nacional, onde participaram vários alunos do Brasil inteiro e de escolas muito fortes academicamente, com grande know how olímpico. Estamos muito felizes que o Idaam ficou em 1º lugar em uma categoria nessa competição”, destacou. 

A olimpíada é realizada com alunos de diversas escolas, de todo território nacional, e neste ano teve a participação de mais de 2.600 alunos inscritos. A competição é estruturada com questões em nível avançado na área de matemática e ocorre em duas fases. Os melhores colocados ganham, além de medalhas, prêmios como tablets e vales compras.

Para a diretora pedagógica geral das Escolas Idaam, Célia Regina Carrara da Cunha, a conquista é fruto do esforço acadêmico de todos os alunos,  professores e equipe pedagógica.  “Todos os nossos alunos que participaram estão de parabéns, estamos muito felizes com a premiação, isso é resultado de muito esforço acadêmico, de muito esforço de nossos professores, equipe pedagógica, dos alunos e de seus familiares. Estamos muito contentes com o resultado dessa olimpíada”, contou.

Confira a lista de todos os alunos premiados na Olimpíada: 

1.    André Yudji Silva Okimoto - ouro - 1º lugar geral do Brasil

2.    Daniel Almeida dos Santos – prata

3.    Ana Beatriz da Silva Amorim – bronze

4.    Celine de Castro Santos – bronze

5.    Gabriela Brito de Castro - menção honrosa 

6.    Anylla Duarte Silva - menção honrosa

7.    Vinicius dos santos hottum de oliveira - menção honrosa 

8.    Isabela Maiden Tavares - menção honrosa 

9.    Maria Helena Rodrigues Menezes - menção honrosa 

10.    Sarah Benigno Rossi - menção honrosa 

11.    Bruno Felipe Do Rozário Do Mousinho - menção honrosa 

12.    Pedro Henrique dos Reis Seixas - menção honrosa 

13.    Jaide Fernando de Carvalho Zardin - menção honrosa 

14.    Amanda dos Santos Rabelo - menção honrosa 

15.    Eduardo Cordeiro da Camara - menção honrosa 

16.    Izabela Colares Costa Guimarães  - menção honrosa 

17.    Abdel karim Nidal Moh’d Abdel Karim Ahmad - menção honrosa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.