Domingo, 25 de Julho de 2021
tecnologia

Cetam oferta nova formação pedagógica a seus instrutores para aplicarem ensino remoto

Durante os dois dias, das 9h às 12h e das 14h às 17h, serão repassadas técnicas e formas de abordagem do conteúdo programático dos cursos de qualificação profissional



154719502_10225484824612044_1949681619202427231_o_899A28C4-D913-463B-BADB-8C9EB7D9CD95.jpg Foto: Divulgação
03/03/2021 às 16:30

Nesta quinta e sexta-feira, instrutores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), da capital e interior do Estado, irão participar da “Formação pedagógica para docentes dos cursos FIC 2021”. Estima-se que 500 profissionais participem e acessem a versão atualizada do “Guia metodológico de ensino remoto”, lançado pelo Cetam no último dia 15 de fevereiro.

A equipe pedagógica da instituição preparou palestras e oficinas para os participantes. Durante os dois dias, das 9h às 12h e das 14h às 17h, serão repassadas técnicas e formas de abordagem do conteúdo programático dos cursos de qualificação profissional, elaboração do plano de ensino, utilização de ferramentas, recursos e metodologias ativas, tudo voltado ao ensino remoto. O evento será totalmente on-line, por meio do canal do YouTube do Cetam.

O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, reforça a importância do Guia para dar continuidade ao ensino remoto e expandir o atendimento a um maior número de alunos. Segundo ele, nesse contexto de pandemia deve-se estar preparado para viver o que vem sendo chamado de “novo normal”. E nesse momento o Cetam demonstra estar preocupado com a qualificação de seus alunos e empenhado a não deixá-los ficar parados, sem estudo.

O professor José Augusto relembra que após o lançamento do Guia, um primeiro grupo de instrutores recebeu a formação e puderam retomar as aulas de cursos técnicos em Manaus e em todos os municípios amazonenses. “Essas aulas tiveram que ser interrompidas em 2020, no início da pandemia do novo Coronavírus”, explica, informando que no dia 2 de março houve oferta de 3 mil vagas para cursos para a Escola de Educação Profissional a Distância do Cetam (Cetam EaD). “Brevemente iremos oferecer cursos FIC na capital”, adianta.

Equipe motivada - A “Formação pedagógica para docentes dos cursos FIC 2021” desta quinta e sexta-feira está sendo organizada pela diretora acadêmica do Cetam, professora Rita Mara Miranda Garcia. De acordo com ela, esse tipo de preparação, além de ser fundamental para melhorar o desempenho dos instrutores, contribui para que o aluno aprenda de maneira satisfatória. “Também é uma forma encontrada pela direção do Cetam de motivar nossos instrutores, que terão que se adaptar à realidade do ensino remoto”, destaca a diretora acadêmica.

As coordenadoras técnica-pedagógicas Lussandra Mirelli e Solange Mesquita, profissionais do Cetam que atuam nos Centros Estaduais de Convivência da Família (Cecfs), respondem pela coordenação da formação pedagógica. Conforme elas, o evento é um norteador para os instrutores do Cetam e um fortalecimento mediante os desafios que é essa nova modalidade de ensino.

Segundo as coordenadoras, a aplicabilidade do ensino remoto, de forma emergencial, para a educação profissional em tempos de pandemia, foi fundamental para impulsionar a utilização de recursos e ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem. “Diante deste cenário, a formação pedagógica tem o intuito de promover uma reflexão ao docente quanto aos desafios e perspectivas das metodologias ativas aplicadas neste novo contexto”, frisou Lussandra Mirelli.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.