Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
MARTHA FALCÃO

Colégio é vencedor do prêmio Escolas que Inspiram 2020

Implementação do Ensino Remoto, Protocolo de Retorno e Ensino Híbrido considerou questões de conteúdo programático e a interação nas aulas online



martha_falcao1_922A9EB7-5F0C-43E4-B9A6-5E4661149BC4.JPG Fotos: Yasmin Feitosa
06/11/2020 às 09:20

O vídeo institucional do Colégio Martha Falcão resume muito bem a solução dos profissionais diante da paralisação gerada pela Covid-19: “Em tempo recorde, deixamos de ser gestores, pedagogos e professores para sermos alunos novamente”.

Com dedicação e criatividade, a escola se reinventou e, em curto tempo, criou uma estratégia de ensino híbrido que virou referência nacional e rendeu o Prêmio Escolas que Inspiram 2020. Para o próximo ano, a proposta é manter o sistema até novas recomendações dos órgãos de saúde e educação.



Um plano transversal, implementado em três fases, rendeu a premiação na categoria Gestão de Excelência, concedido pela SAS Plataforma de Educação. Diante do novo cenário, os educadores precisaram “reaprender a ensinar”, com a utilização de ferramentas tecnológicas de educação, que antes da pandemia eram inéditas na instituição.

“Outro grande desafio foi lidar com o alto grau de ansiedade, insegurança e até pânico da comunidade escolar (pais, professores, alunos e funcionários) diante a pandemia e possibilidade de retorno às atividades presenciais”, relembra a gestora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão.

ENSINO REMOTO

Todos esses elementos serviram como impulso para elaboração de um projeto de implementação do Ensino Remoto, Protocolo de Retorno e Ensino Híbrido, que considerou questões de conteúdo programático e a interação nas aulas online, além de aspectos de segurança, sociais e emocionais para toda a comunidade escolar.

PREPARANDO PROFESSORES

Na primeira fase ocorreu a preparação do ambiente virtual para as aulas e orientação dos professores para as aulas online em tempo rela. A etapa seguinte contou com a flexibilização do isolamento, onde parte das aulas voltaram ao sistema presencial através da redução de alunos em sala de aula, rodízio de estudantes e um protocolo de segurança que incluiu Equipamento de Proteção Individual (EPI), testes de Covid-19, lavatório móvel, acolhimento emocional e medidas de higiene, com orientação para toda a comunidade escolar, inclusive os estudantes do ensino infantil.

“Primeiro nós deixamos optativo para pais mandarem ou não seus filhos para as aulas presenciais. Tudo foi realizado em comum acordo com as famílias. Promovemos os rodízios para reduzir os grupos e vetamos a frequência de alunos que têm comorbidade ou que convivem com pessoas do grupo de risco”, conta Nely Falcão.

FERRAMENTAS

A escola iniciou a utilização de ferramentas tecnológicas como Geekie One, Portal SAS, PH, Google Class, Agenda Digital e Portal Educacional para iniciar o novo formato de ensino online.

“As nossas aulas são transmitidas concomitantes, os professores executam o mesmo planejamento de aula, com o mesmo conteúdo e atividades seguindo a mesma carga horária diária prevista, inclusive com intervalo para o lanche. Com esse sistema tem sido possível cumprirmos com todo nosso planejamento didático pedagógico de 2020”, explica a gestora.

Todo esse projeto foi premiado por ter sido bem avaliado nos critérios de inovação, criatividade, aplicabilidade, impacto, envolvimento da comunidade escolar e sustentabilidade.

VISITAÇÃO

O Colégio Martha Falcão, com ensinos Fundamental e Médio, assim como o Pinocchio Centro Educacional (Educação Infantil), está preparado para receber os pais, responsáveis e alunos que desejem conhecer as instalações das duas escolas. As visitas podem ser agendadas nas duas modalidades: o tour virtual e a visita presencial, seguindo o protocolo do distanciamento social, uso da máscara e higienização das mãos. A previsão de data de início para o próximo ano letivo é de 1º de fevereiro.

PONTOS FORTES

* Hora integral a partir da educação infantil até o Ensino fundamental;

* Programa bilíngue como parte do curriculo da educação infantil a 5° ano do fundamental;

* Os alunos do ensino médio tem horário estendido para oficinas de estudo voltados a preparação para os processos seletivos;

* Oferecemos para os alunos do Fundamental ll e Ensino Medio , em carater opcional, o Middle e High School que habilita para dupla certificação com possibilidade do aluno ingressar em Universidades Americanas.

Repórter especial

Educação 2021



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.