Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021
CONNEXUS

Colégio está alinhado com o que há de mais atual em educação

Connexus foi a primeira escola na região Norte a adotar a plataforma online Geekie One, referência internacional em educação com apoio de inovação, reunindo diferentes mídias e conteúdos



Connexus1_5D63E967-AFEC-45E9-8970-8DC664E314DA.JPG Fotos: Jaque Bastos
06/11/2020 às 10:37

A revolução tecnológica traz uma série de novas possibilidades. Novidades como a inteligência artificial – e muitas outras inovações que ainda não conhecemos – podem acabar com uma série de trabalhos tradicionais, mas também criar diversas profissões do futuro. Logo, as escolas precisam estar prontas para os desafios do século XXI.

O Colégio Connexus, na zona Centro Sul de Manaus, nasceu há 20 anos com o propósito de oferecer uma nova educação para essa nova geração, para que aprender tenha nexo, sentido, e esses anos - de base acadêmica - sejam inesquecíveis, com reflexos positivos por toda a vida. O ensino é puxado, os conteúdos curriculares têm grande importância e os estudantes são bastante exigidos. A escola é bem tradicional nesse aspecto, mas única em muitos outros. Os estudantes do Ensino Médio contam com o acompanhamento individualizado do Pró-Vest Vestibulares.



HUMANIZAÇÃO

Sem dúvida, o capital humano é um dos ativos mais valiosos do Connexus. Todos os professores, desde o Ensino Fundamental, são formados nas áreas específicas de atuação, ou seja, lecionam para crianças apenas disciplinas nas quais se graduaram, sem professor generalista. Os docentes também gozam de liberdade criativa, além de autonomia dentro do planejamento construído coletivamente.

A afetividade não só é permitidacomo incentivada. As salas de aula têm, no máximo, 25 estudantes, para que seja possível olhar atentamente para cada um em suas singularidades. As crianças e jovens são conhecidos pelo nome e a diretoria da escola mantém relação estreita com as famílias, pois considera essa parceria fundamental.

CURRÍCULO

O currículo é composto de disciplinas convencionais (Português, Matemática etc) e outras mais atuais, como Educação Digital, Sócio-emocional (Laboratório Inteligência de Vida) e Educação Financeira. As crianças do Connexus não precisam fazer Inglês fora, porque são alunos da Cultura Inglesa- empresa de idiomas escolhida para atuar dentro da escola- e já saem com proficiência no idioma.

Para quem opta pelo ensino em Tempo Integral, há oficinas diversas: Robótica, Little Maker, Xadrez, Culinária, Meio Ambiente etc. O Ensino Médio já está se adaptando às novas exigências do MEC, com duas opções de itinerários formativos: Empreendedorismo e Criatividade e Inovação.

MÉTODO LEAL

A partir do nono ano, todos têm aulas do "Método Leal", que associa inteligência emocional, psicologia positiva e bem-estar aos métodos de estudos já tradicionais. O trabalho se apóia em técnicas de autoconhecimento, neurociência aplicada e mindfulness. Os jovens recebem dicas de como estudar (fugindo, por exemplo, de gatilhos mentais) e são incentivados a ter uma rotina de estudos saudável. Eles aprendem a construir hábitos e, sobretudo, a priorizarem o aprendizado, sem deixar de lado seus hobbys e tudo mais que amam.

GEEKIE ONE

O Connexus também foi a primeira escola na Região Norte a adotar a plataforma online GeekieOne, referência internacional em educação com apoio de inovação.

A ferramenta reúne, em diferentes mídias, conteúdos interativos: slides, imagens, vídeos, gifs, links, exercícios, além de salas de aula virtuais e outras estratégias que se comunicam com os estudantes, do sexto ano ao Ensino Médio, na sua própria linguagem. Com a missão de transformar a educação, a Geekie tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem, fornece dados estatísticos que colaboram para a tomada de decisões e planos de estudos personalizados.

LIVROS NO DIA A DIA

A leitura, sem dúvida, tem papel de destaque no Connexus, que trabalha de forma lúdica esistemática o incentivo à literatura. Os livros fazem parte do dia a dia de todas as crianças. Ao longo do ano, elas precisam ler e apresentar devolutivas dos conteúdos lidos para toda a turma. Essas devolutivas acontecem em forma de “contação” de histórias, músicas e até peças teatrais. Há ainda o “Leitor do Bimestre” e “Leitor do Ano”, uma premiação para incentivar a leitura espontânea.

A biblioteca escolar é alegre e tem cantinhos e projetos especiais. A última novidade foi a aquisição da Árvore de Livros, uma plataforma de leitura digital com mais de 30 mil títulos e que oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas alinhadas à BNCC, relatórios de leitura e projetos que estimulam o gosto pelas histórias, de acordo com cada faixa etária.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Educação 2021



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.