Domingo, 28 de Novembro de 2021
Preparação para o mercado

Conheça cinco motivos para estudar em uma das escolas do SESI

Cursos de robótica, participação em competições nacionais e internacionais, e certificação com o Novo Ensino Médio são um dos destaques que diferenciam a rede de ensino particular no Amazonas



_MG_7277__1__48723D72-8B17-4465-880B-746C5EA8956D.JPG Foto: Gilson Mello
06/11/2021 às 15:05

As escolas do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), localizadas em Manaus, Iranduba, Itacoatiara e Parintins, priorizam a educação como um dos pilares da vida. A Rede SESI de Educação (Creche e Pré-Escola), Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e o Novo Ensino Médio Profissionalizante, do 1º ao 3º ano, está em período de matrículas para o ano letivo de 2022 em todas as suas unidades no Amazonas.

Segundo a rede de escolas privadas, cinco diferenciais destacam o SESI às necessidades do mundo do trabalho



Material didático autoral e atualizado

Centrada em preparar os alunos para os desafios tecnológicos e as profissões do futuro, a Rede SESI de Ensino lançou no último ano o novo Sistema Estruturado de Ensino (SEE) alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As escolas SESI aplicam novas matrizes curriculares e material didático reformulado, autoral, próprio e com metodologias ativas, em parceria com o grupo Somos Educação.

O modelo reúne um conceito pedagógico voltado para o desenvolvimento produtivo/industrial, baseado na lógica Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes) e com atividades em programas de computador (uso do Minecraft e de I.A), além das noções de programação por meio do kit de Robótica.

Em sintonia com a importância da educação para a vida, a Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa desenvolve com os alunos atividades extracurriculares, como o projeto biblioterapia, nascido em setembro, mês da campanha pela saúde mental e pelo qual os alunos desenvolvem leitura de histórias que exploram os cuidados mentais para mais qualidade de vida.

Robótica Educacional

O SESI foi um dos pioneiros a trabalhar com robótica educacional, por meio do Torneio de Robótica iniciado em 2013. Com laboratórios equipados com Lego em todas as escolas, a robótica faz parte da grade curricular e o que os alunos aprendem é aplicado em sala de aula, fazendo uma interdisciplinaridade.

Participação em competições dentro e fora do Brasil

Nas escolas SESI os alunos são incentivados a participar de torneios em nível nacional e internacional ligados à robótica, além das participações em Olimpíadas nas áreas científicas e tecnológicas.

Em 2020, última temporada do Torneio SESI de Robótica em São Paulo, a equipe Team Prodixy da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa foi destaque nacional e conquistou dois prêmios da temporada, o de “Aliança Vencedora” e o chamado “Dean’s List”, para o World Festival, em Houston, Texas, nos Estados Unidos.

Dupla certificação com o Novo Ensino Médio

O SESI e SENAI vão consolidar em 2022 o 4º ano de implementação do Novo Ensino Médio no Amazonas, sendo as respectivas instituições pioneiras no estado na adaptação e oferta do novo formato de ensino, obrigatório a partir do próximo ano para todas as escolas da rede pública e privada, conforme alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A 1ª turma de 56 alunos formandos do SESI/SENAI receberá no final do ano a dupla certificação de ensino médio com formação técnica e profissional em Eletrotécnica.

Ensino profissionalizante alinhado ao mercado de trabalho

O aluno já sai do Ensino Médio com uma profissão. Por meio do novo currículo, a parceria entre SESI e SENAI objetiva que seus estudantes desenvolvam competências e habilidades necessárias ao mundo do trabalho, nos aspectos sociais, cognitivos e científicos, para que se preparem para as profissões existentes e reflitam sobre campos de atuação profissional e transformações das carreiras, especialmente para a indústria nacional e internacional.

Segundo dados coletados anualmente em pesquisa realizada com alunos egressos do SENAI, cerca de 85% dos ex-alunos conseguem emprego logo após a formação. Os demais são absorvidos em poucos meses em cargos que variam de produção à liderança de equipes.

Para mais informações sobre as matrículas nas Escolas SESI da capital e do interior, os interessados podem ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp (92) 98156-8689.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.