Educação de Jovens e Adultos

Empregue Digital ajuda na inserção de alunos da EJA no mercado de trabalho

Atualmente, 52% dos brasileiros entre 25 e 64 anos não completaram o ensino médio, segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Portal A Crítica
17/12/2020 às 14:12.
Atualizado em 09/03/2022 às 10:48

(Foto: Reprodução / Internet)

Criada pelo Centro de Ensino Literatus, a plataforma Empregue Digital funciona como um banco de currículos, com ofertas de vagas de emprego e treinamentos on-line para os alunos dos cursos técnicos da instituição. E, a partir de agora, quem faz parte das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também passará a contar com a ferramenta, que foi lançada este ano.

Segundo a coordenadora da EJA, Macilândia Leão, a ideia é que os alunos que concluírem o Ensino Médio contem com um suporte para serem inseridos no mercado de trabalho. “Temos parcerias com várias empresas e, algumas delas, estão sempre em busca de quem está iniciando a trajetória profissional”, disse.

“Quem não possui o Ensino Médio enfrenta dificuldades no mercado de trabalho, pois a maioria das vagas de emprego exige a conclusão do ensino básico”, destaca a mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha.

A gestora ressalta que a conclusão do Ensino Médio também traz outros benefícios. “O diploma na mão permite abrir novas portas, possibilitando o ingresso no ensino técnico e superior e oportunidades de crescimento profissional”, defende Elaine.

Como no caso de Rafael Onório, de 23 anos, que foi aluno da EJA no Centro de Ensino Literatus. “Tive que cumprir o serviço militar obrigatório e, por conta disso, não concluí o 3° ano. Como estava com pressa em me formar, optei por fazer a EJA”, conta o jovem, que logo em seguida, deu início ao Técnico em Eletrotécnica na instituição. 

Assim que saiu do quartel, Rafael precisava de uma renda para continuar pagando o curso  e foi quando surgiu a oportunidade de fazer parte do programa Melhor Aprendiz do Literatus. Hoje o egresso da instituição está efetivado na empresa, com o diploma de técnico na mão, e com o plano de continuar se especializando e crescendo na área.

O Literatus oferece diversas formas de concluir os estudos através da EJA, entre elas, o provão, por disciplina, com turmas regulares (de segunda a sexta) ou nas das manhãs de sábados e, ainda, in company, com aulas no próprio ambiente de trabalho.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por