Domingo, 05 de Dezembro de 2021
Educação

Estudantes da zona leste de Manaus participam dos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro

Alunos competem em sete modalidades, dentre elas futsal e voleibol



Sem_titulo_DF598714-E10B-4228-BAAA-50E812F0C918.jpg Foto: Divulgação Seduc-AM
28/10/2021 às 11:52

Tradicional competição estudantil iniciada no país na década de 1970, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) retornam, após 17 anos, e contarão com a participação de estudantes da rede estadual do Amazonas. Somente das unidades de ensino da zona leste, já são contabilizados 46 atletas, que seguirão para o Rio de Janeiro com o apoio do Governo do Estado, entre 29 de outubro e 5 de novembro, em busca do ouro.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. A participação dos alunos da rede estadual é fruto da parceria entre o Governo do Amazonas e a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade).



A Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 5, responsável pelas escolas da zona leste, estará presente com estudantes nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, futsal, judô, luta olímpica, voleibol e xadrez. Nesta edição, os JEBs contarão com 17 modalidades, sendo 5 coletivas e 12 individuais.

O coordenador de Educação Física da CDE 5, Jorge Lelis, explica que a participação na disputa é o resultado de um trabalho realizado com muita dedicação por toda a equipe escolar.

“Os gestores das nossas escolas não se acomodam e estão sempre em busca de aprimorar o desenvolvimento do esporte escolar, a fim de alcançar competições estaduais e regionais, além de disputar campeonatos nacionais e internacionais. Logo, a grande quantidade de atletas a participar dos JEBs é um número expressivo dentro da capital”, pontuou Jorge Lelis.

O estudante Gustavo Manoel, do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizado no bairro Cidade de Deus, afirma que tem se dedicado diariamente para trazer a medalha na modalidade badminton. “Vou viajar para o Rio de Janeiro e venho me esforçando muito para trazer medalhas para o Amazonas e para a minha escola”, enfatizou Gustavo.

Já a aluna Juliana Miranda, da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, no bairro São José Operário, compete na luta olímpica e afirma que está confiante em trazer a premiação para a unidade escolar. “Estou muito feliz de estar embarcando em mais um desafio e confiante que dará tudo certo”, assinalou Juliana.

Sobre os JEBs – Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles não aconteciam há 17 anos.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.