Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021
Vencedores

Hackathon Nasa Space Apps Challenge anuncia vencedores da edição 2021

Organizado localmente pelo Manaus Tech Hub, equipe Jungle Kids se torna bicampeã da competição e será representante oficial de Manaus na fase Global



WhatsApp_Image_2021-10-06_at_15.43.39_3ACA8B40-98C9-4550-A504-49618DB58680.jpeg Foto: Divulgação
06/10/2021 às 15:44

Organizado pelo Manaus Tech Hub (MTH), espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia o Nasa Space Apps Challenge, considerado um dos maiores hackathons do mundo, acaba de anunciar os vencedores da edição virtual 2021. A equipe Jungle Kids se torna bicampeã da competição local e será representante oficial de Manaus na fase Global.

Como local lead, o Manaus Tech Hub pode indicar uma equipe para a fase global, mas apontaram duas vencedoras pela cidade, com 1º e 2º lugar. Ao todo, foram quatro equipes de Manaus participando ao longo do último final de semana e todos receberão certificados.

Os jurados avaliaram os projetos em cinco aspectos: Impacto, Criatividade, Validação, Relevância e Apresentação. O time vencedor escolheu um dos desafios da juventude, intitulado SuperpowEARTH, que tinha o objetivo de personificar uma das habilidades da Terra em uma figura de super-herói. Segundo Alessandra Montenegro, project leader no Sidia, o tema proposto foi ótimo e super atual. “A aplicação combinando regionalidade indígena com um problema real foi incrível”, comenta.

Entre os 28 desafios disponíveis para os competidores, a equipe vencedora criou a super-heroína AMANA, que significa “água que vem do céu”. Ela se transforma em três araras, cada uma com sua força e com o poder de controlar o ciclo da água. Já a equipe Trilha do Aprendiz, que ficou em segundo lugar, trabalhou no desafio de criar um jogo educacional para alunos do ensino médio que se concentrasse em manter um avatar vivo e saudável durante uma viagem a Marte e de volta para a Terra. 

 

De acordo com o jurado Alessandro Dias, coordenador de inovação da Fundação Rede Amazônica, o projeto apresentado pela equipe Jungle Kids alcançou plenamente o desafio selecionado. “Usaram elementos da nossa cultura e uniram com questões ambientais sensíveis como as queimadas. Amana poderia ser facilmente uma grande heroína Marvel ou DC. Achei incrível como usaram elementos simples de desenho e fizeram uma grande apresentação”, finaliza. 

 

Sobre o Manaus Tech Hub

O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores. 

Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.