Domingo, 28 de Novembro de 2021
Formação e disciplina

Lato Sensu mantém ensino de qualidade durante pandemia e estudantes se destacam em vestibulares

Mesmo com a pandemia, estudantes conseguiram desempenhar ótimos resultados em vestibulares. 80% das vagas de Medicina da UEA pelo SIS para estudantes de escola particular, foram conquistadas por alunos Lato Sensu



5B9E42B1-5C43-4E0D-9ACB-779FE8C0490F_0F5A3C1B-397E-4ECF-8C33-F7FA32F4C541.jpeg Foto: Arquivo/AC
06/11/2021 às 13:04

Com uso de conteúdo original elaborado pelos próprios educadores, o Colégio Lato Sensu adotou uma série de ações que visaram dar suporte aos alunos. Estas estratégias incluíram aulas de reforço, revisão e plantão de dúvidas online, todas alinhadas à proposta pedagógica e metodologias do colégio durante todo o período pandêmico.

Segundo a diretora do Lato Sensu, Olívia Portantiolo, a pandemia trouxe grandes desafios enormes para toda a comunidade escolar. Porém, o Lato Sensu conseguiu desenvolver modelos adaptados à metodologia do colégio que oportunizaram a continuidade do acompanhamento personalizado e individualizado do aluno.

"Durante o modelo remoto e híbrido nós mantivemos uma média de 2.600 aulas transmitidas semanalmente, no total de mais de 70.000 aulas anuais e todas com conteúdos 100% autorais da escola. Além disso, nós integramos novas ferramentas, como a  plataforma de aplicação de avaliação online, que possibilitaram a continuidade do acompanhamento individualizado dos alunos", comentou a diretora.



Portantiolo destaca que estas ações adotadas durante o ensino remoto e híbrido permanecerão mesmo com o fim da pandemia. "Todas essas ferramentas e metodologias, que foram desenvolvidas ao longo desse período, vêm enriquecer ainda mais a nossa proposta pedagógica e vão se manter mesmo após a pandemia, num outro formato, sempre ampliando as oportunidades de aprendizagem de nossos alunos", destacou.

Conquistas do ensino

A diretora do Lato Sensu acrescenta que o período pandêmico não limitou o desenvolvimento dos estudantes da instituição. Portantiolo ressalta que 80% das vagas do curso de Medicina pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram conquistadas pelos alunos do Lato Sensu.

"Mesmo em ano de pandemia, nossos alunos mantiveram destaques nos vestibulares e conquistas incríveis. 80% das vagas de Medicina, no SIS da UEA, destinadas a escolas particulares do Amazonas, foram conquistadas por nossos alunos. Dos mais de três milhões que fizeram a prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], 28 redações conquistaram a nota 1.000 do ENEM, e uma delas foi conquistada por uma aluna nossa", ressaltou a diretora.

Além disso, o Colégio Lato Sensu conquistou sete vezes o 1º lugar no Enem no Amazonas, entre os anos de 2009 a 2019. "São resultados que nos orgulham e são muito merecidos por nossos alunos. [É muito feliz] compartilhar com as famílias dos nossos estudantes, o esforço e compromisso de uma formação de excelência", acrescentou.

Compromisso e disciplina

Ao longo de sua formação, de acordo com a diretora Portantiolo, o Colégio Lato Sensu fornece todas as ferramentas para que os alunos se tornem capazes de intervir e transformar o mundo a sua volta com competência e ética, como também, realizar todos os sonhos e objetivos.

"A proposta pedagógica do Lato Sensu se diferencia pela solidez, conferida por mais de 37 anos de história, em evolução constante, e pelo seu significado sempre atual, frente ao mundo contemporâneo. Está estruturada em pilares que destacam os valores humanos, como o respeito e a responsabilidade, a excelência acadêmica, com a valorização e o aprofundamento dos conhecimentos, o compromisso, a disciplina e a formação cidadã", descreve Portantiolo.

Novo Ensino Médio

Questionada se o Lato Sensu já está se planejando para as adaptações do Novo Ensino Médio, Portantiolo comenta que o colégio propôs grupos de trabalhado com educadores para discutir o novo modelo desde 2019.

"O novo Ensino Médio já é uma realidade para o Lato. Estamos há mais de dois anos desenvolvendo estudos e grupos de trabalho com a nossa equipe, em busca de um modelo curricular que venha reforçar ainda mais os diferenciais da escola e também trazer novas oportunidades aos alunos", declarou a diretora.

Um dos pontos essenciais do novo currículo, conforme pontuou a diretora de ensino do Lato Sensu, é a flexibilização.

"[É preciso] que esse currículo converse de forma ainda mais significativa com as expectativas e necessidades de cada aluno, com seus projetos de vida - e isso está sendo contemplado dentro do currículo do Lato, sem, é claro, deixar de lado todo o aprofundamento de conhecimento e preparação para vestibulares", pontuou.

'De portas abertas'

A diretora aproveitou o momento para salientar que as matrículas para o ano de 2022 já estão abertas e que as famílias interessadas em querer conhecer mais sobre as propostas do Lato Sensu, vão poder conferir no evento "Lato de Portas Abertas", que deve se realizado no dia 4 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://pp.colegiolatosensu.com.br/

"Nossa equipe está pronta para receber todos que quiserem saber um pouco mais sobre o Lato. Este ano, estamos abrindo as portas para as novas famílias poderem vivenciar um pouco da proposta, da rotina e começar nossa equipe pedagógica. O Lato de Portas Abertas é um evento para os interessados em conhecer com mais profundidade nossa escola", finaliza a diretora.

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.