Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021
DECLARAÇÃO

Manaus pode ficar fora do Enem 2020 com provas só em novembro, diz diretor do Inep

“Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente esta cidade vai ficar fora do Enem 2020 e fará a prova em novembro de 2021”, disse o diretor do Inep, Alexandre Lopes. Pedidos para adiamento da prova do Enem em Manaus são apreciados pela Justiça



MMAA_78C7545E-7438-498E-B07A-A1AF6D0E5818.jpg Foto: Reprodução/Internet
13/01/2021 às 17:23

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, comentou em entrevista para a CNN Brasil, na tarde desta quarta-feira (13), de que não trabalha com a hipótese de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas sim com a possibilidade de cancelamento da prova em algumas cidades do Brasil. 

“Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente esta cidade vai ficar fora do Enem 2020 e fará a prova em novembro de 2021”, declarou. Ao canal de notícias, Lopes voltou a confirmar que o Exame será aplicado no próximo domingo, dia 17, data da primeira prova em versão impressa.

Entretanto, o Inep divulgou uma nota oficial contradizendo as declarações do diretor e sinalizou de que as provas poderão ser realizadas em 23 e 24 de fevereiro em cidades que peçam o adiamento do exame, principalmente, devido ao aumento de casos de coronavírus. 

Na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus decidiu não liberar as escolas municipais para a realização do Enem, para evitar aglomerações nas unidades de ensino e a propagação da Covid-19. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) chegou a enviar ao Ministério Público Federal (MPF-AM) um ofício com os motivos da não liberação.



Enquanto a Manaus, Alexandre Lopes afirmou ainda que está em discussões com o Governo do Amazonas e Prefeitura Municipal sobre o tema e ressalta não haver definição específica sobre a aplicação do Enem no Estado.

“Ainda existe um processo de discussão com a Prefeitura e Estado, a gente vai acompanhando isso ate o dia de aplicação e vamos comunicar aos participantes de qualquer decisão”, disse ele, ressaltando de que caso não seja possível aplicar a prova nos dias de reaplicação – 23 e 24 de fevereiro, as cidades poderiam ficar fora do Enem 2020.

Uma enxurrada de ações que pedem o cancelamento da prova na capital segue em análise pela Justiça.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.