Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Conexão

Plataforma promove conexão entre artistas, educadores e criativos

A plataforma será lançada nesta sexta-feira (5), e tem como objetivo conectar criadores, responsáveis por espaços e clientes de Cultura, Economia Criativa e Educação



Antonio_Carlos_Junior_-_criador_do_Ockara_D17A88B9-6828-470E-A98B-FB1F98DBCD20.jpg Foto: Divulgação
03/11/2021 às 17:21

A Merak Produções Criativas, empresa criada em setembro de 2020, tem como missão aproximar clientes das expressões culturais e criativas, de modo simples, fácil e rápido. A tradução do nome vem de uma tradução Sérvia. Significa a conexão com o universo, a respeito das pequenas coisas da vida. Como exemplo apreciar uma bela noite de luar.

Entendemos que expressões culturais e criativas são parte desta filosofia. O canto vem do que mais fervilha de uma subjetividade. Literatura da imaginação fértil e o teatro como representatividade dos homens e o mundo que os cercam. Cada linha escrita ou interpretada é um pouco dessa apreciação da simplicidade da vida.

Porém acreditamos que esta conexão vem sofrendo abalos, anos após anos. De apreciação transforma-se em supérfluo. De lúdico a questionável. De necessidade vital a, segundo algumas percepções, vilões de orçamentos. Mesmo antes os apreciadores sentiam algumas dores nos momentos de encontro com essas atividades.

Criadores não conseguem com muita facilidade espaço para realizar suas produções. Responsáveis por espaços de fechar a programação de seus locais. E o público nem de um nem de outro. Há uma harmonia desequilibrada. E com a pandemia causada pelo Covid-19 esse problema tornou ainda maior.

Mesmo com a abundância de espaço criado pelos momentos de reclusão domiciliar, o problema com esses três agentes do setor torna a problemática mais complexa. Afinal de contas: como pode se encontrar toda essa comunidade mais facilmente?

Pensando nisto que lançaremos a plataforma Ockara, no 05/11/2021, às 15 horas (Horário Manaus), pelo endereço www.ockara.com. A origem vem da palavra Tupi Ocara. Significa o local da tribo onde são realizadas as celebrações e preparações para as guerras. O nosso objetivo é conectar, de modo fácil, rápido e simples, criadores, responsáveis por espaços e clientes de Cultura, Economia Criativa (Artes Visuais, Artes Dramáticas, publicidade e mídia impressa, Audiovisual, Design, Novas mídias – software, jogos , conteúdo digital, Serviços criativos – Arquitetura, Propaganda, P&D, cultura & recreação, Expressões Culturais tradicionais - Artesanato, festivais, celebrações) e Educação. Com um conjunto de ferramentas que facilitem o dia a dia.

Funcionalidades

As funcionalidades estão divididas nas seguintes seções:

Eventos – os usuários têm a possibilidade de criarem seus eventos, pagos ou gratuitos. Uma importante ferramenta para gestão de projetos culturais, criativos e educacionais;

Escola Virtual – para geradores de conteúdo proporcionamos uma área especial. Totalmente intuitivo, o usuário poderá criar sua proposta, vender seu material e encontrar seu público. Fácil, rápido e simples;

Loja virtual – os usuários poderão criar suas lojas virtuais. Nela há a possibilidade de vender produtos personalizados, assim como serviços, como livros, camisetas, assinaturas de produtos\serviços;

Catálogo de espaços e realizadores - usuários podem cadastrar ou pesquisar sobre realizadores e espaços culturais, criativos e educacionais.

Receitas

Acreditamos numa economia colaborativa e sustentável. Assim a plataforma está programada para que cada venda de produtos e serviços tenham uma comissão justa para os usuários. De cada receita efetuada pelo Ockara 90% serão destinados aos criadores e 10% para o sistema. A taxa de comissão mais atraente possível para que nossos usuários possam se manter fieis e desejosos de crescerem seus negócios conosco.

Para finalizar o Ockara recebeu aporte pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Acreditamos na iniciativa pública como um dos elementos de fomentação de projetos e desejamos ardorosamente retornar para a sociedade como fruto de uma construção coletiva dos setores atendidos.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.