Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021
Enem

Professora lista possíveis temas para redação do ENEM

A professora também deu dicas sobre a construção do texto



prova-antiga-prova-enem-estudante-faz-prova-do-enem-2009-1340234184807_956x500_27263935-5360-4288-9A90-9C7D8AEA2328.jpg Foto: Reprodução / Internet
25/11/2020 às 08:53

O Exame Nacional do Ensino Médio  (ENEM) para as provas impressas foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e a preparação dos estudantes que irão participar da prova está acelerada. Uma das grandes preocupações dos alunos durante o processo de estudo é com a redação. Para ajudar, a mestre em Letras e professora da Faculdade Santa Teresa, Maria Bernadete Bonini, lista alguns dos possíveis temas do próximo exame. 

Ela explica que a redação é um texto dissertativo-argumentativo em que o estudante deve explorar suas opiniões por meio de teses e argumentos, ou seja, quanto mais conhecer o assunto maior a probabilidade de uma excelente nota. “Não tem como saber o conteúdo exato da redação do ENEM 2021, mas normalmente o tema tem como base discussões atuais, como é o caso da pandemia. Mesmo esse assunto é preciso delimitá-lo, observá-lo dentro de outros temas tão importantes quanto”, disse.



Segundo a professora, entre os possíveis temas a serem discutidos na redação do ENEM estão “A evasão escolar após a abertura das escolas no pós-pandemia”, “Movimento antivacina – as vacinas devem ser obrigatórias?”, “A saúde mental de crianças e adolescentes no isolamento social” e “A reinvenção do emprego pós pandemia”. “Esses são apenas alguns dos assuntos que poderão fazer parte da prova. A orientação para os estudantes é para que se mantenham atualizados. É de extrema importância a leitura. Não ter preguiça de debater, discutir os temas pulsantes na sociedade. Formar grupos de discussão é o ideal. Hoje, com as redes sociais, com a facilidade de estarmos juntos, mesmo distantes, não se tem desculpa para que grandes debates não ocorram”, destacou.

Em relação à organização do texto, Maria Bernadete ressalta que a redação do ENEM tem características próprias que devem ser estudadas para melhor estruturá-lo.

Em seguida argumentar, defender sua tese com exemplos concretos, dados estatísticos, visão de autoridades acerca do tema. Usar literatura, cinema também faz parte de uma boa defesa.  É importante também estudar bem os elementos e coesão, as ligações entre palavras, frases, períodos e parágrafos.

O terceiro passo é apresentar uma solução ao problema apresentado, demonstrando uma visão clara do tema. Por último, a redação deve conter uma conclusão de tudo que foi discutido ao longo do texto.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.