Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Sustentabilidade

Saiba quatro atitudes sustentáveis que você pode ter para ajudar o meio ambiente

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa para hoje! Veja algumas dicas que podem ajudar você a começar esse processo para tornar o mundo cada vez melhor



meio_FFF21194-EA06-4E7B-8F47-84228941FBD4.JPG Foto: Divulgação
29/07/2021 às 15:33

A preservação do meio ambiente é uma das pautas mais recorrentes em qualquer reunião de países, pois o futuro depende bastante das atitudes que são tomadas agora. Fóruns na internet também buscam conscientizar as pessoas mostrando que os cuidados com a natureza e meio ambiente não requer medidas drásticas.

Existem empresas que pensam nisso, como concessionárias em que disponibilizam veículos elétricos ou menos poluentes. Atualmente, você pode encontrar carros novos na Karvi, com preços e condições excelentes e que não agridem tanto o meio ambiente. Vale a pena conferir as ofertas disponíveis!



Contudo, nesse conteúdo vamos falar sobre atitudes gerais que podem mudar a forma de você pensar no meio ambiente. Algumas podem parecer pequenas e outras maiores, mas todas fazem a diferença quando estamos pensando no futuro. Acompanhe o artigo e veja mais!

Economizar água é o primeiro passo

Essa é uma das dicas mais comentadas, tanto para benefícios pessoais, como a economia na conta de água, quanto para o benefício do meio ambiente em geral. Portanto, a economia de água é, sem dúvida, a primeira atitude a ser reforçada quando se fala em cuidados com o nosso futuro.

A água é vital para praticamente todo o ser vivo do planeta, mas ela é finita. Ou seja, se as medidas necessárias para os cuidados não acontecer, a água do planeta pode acabar, se tornando um grande problema.

Portanto, seja em casa ou no trabalho, confira alguns pontos que podem ser melhorados para economia de água:

●    Regue as plantas à noite ou de manhã bem cedo, além de evitar o choque térmico nas plantas, você aproveita melhor a água, já que a evaporação demora um pouco mais;
●    Tome banhos curtos e aproveite quando está se enxaguando para escovar os dentes;
●    Evite usar a mangueira para lavar o carro, quintal ou a calçada;
●    Regule a descarga dos banheiros da sua casa. Instale uma válvula nova e faça a manutenção regularmente;
●    Não deixe a torneira aberta na hora de lavar a louça;
●    Inspecione o concerto e vazamentos. Realize uma manutenção preventiva no sistema hidráulico da sua casa para saber se está tudo certo.

Faça o descarte correto do lixo

Descartar o lixo de maneira correta evita a poluição e, até mesmo, a propagação de doenças. Ou seja, ao jogar o seu lixo em um terreno baldio, por exemplo, você pode estar contribuindo para o aumento da população de ratos, mosquitos-da-dengue, baratas e outros insetos peçonhentos.

Além disso, algo de extrema importância é a reciclagem, tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas que vivem disso. Faça uma reciclagem do seu lixo, tornando a vida das pessoas que dependem desse meio para sobreviver, mais fácil. O trabalho de reciclagem é uma das melhores formas de ajudar o planeta, por isso, deve ser extremamente valorizado.

Pense melhor nos produtos orgânicos e na agricultura familiar

Tanto a alimentação quanto o comportamento de consumo podem ser altamente prejudiciais ao meio ambiente. Uma das formas de contribuir para melhorar o planeta é prestando atenção com o que você se alimenta, avaliando o cenário como um todo.

Ou seja, pensar nos seguintes pontos como, se o produto que você está comprando é de produtores responsáveis, quais foram as etapas de produção, se para as etapas de produção foi utilizado agrotóxico, entre outras perguntas.

Mesmo que você pague um pouco mais caro pelo produto orgânico e de agricultura responsável, ao consumir alimentos de uma forma mais natural, você tem a consciência limpa visto que está fazendo a sua parte com o meio ambiente.

Se possível, comece a pensar em carros elétricos

Uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo são os carros elétricos. Em diversos pontos eles são vantajosos, não apenas para o meio ambiente, mas para a saúde do condutor. A emissão de menos barulhos e o fato de a energia de impulsão ser mais barata, faz com que ele passe a ser uma opção cada vez mais viável.

Eles possuem um melhor aproveitamento ecológico, pois a energia para abastecer os veículos podem vir de alguma fonte que pode até ser poluente. Porém, eles têm um aproveitamento de cerca de 90% da energia de suas baterias. Comparados aos motores a combustão que aproveitam cerca de 40% da energia gerada, isso é um grande passo.

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa da nossa geração, precisamos garantir que as futuras possam aproveitar de maneira correta tudo que o planeta tem a oferecer. Pensar no futuro é importante para que os recursos finitos sejam reaproveitados de maneira segura.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.