Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
QUALIFICAÇÃO

Soldados são preparados para encarar mercado de trabalho

Cetam, por meio do Projeto Soldado Cidadão, qualifica militares das Forças Armadas para aprenderem ofício e conseguirem se manter ao sair da corporação



cetam_ffaa_pao_D5807D69-2E9D-40C2-8E46-0122B59D6CE2.jpg
19/11/2020 às 16:39

Soldados estão recebendo capacitação extra junto ao Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Dentro do Projeto Soldado Cidadão, eles vêm tendo acesso a cursos diversos de qualificação profissional. As demandas partem do comando das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), que procuram o Cetam e solicitam os cursos, preocupado com o futuro dos militares ao deixarem a corporação.

O passo seguinte à aprovação do curso é a preparação das aulas, seguido do envio dos instrutores para dar início às atividades. Elas acontecem no local onde o grupo de alunos/soldados serve. No momento, estão sendo ofertados para o Exército e Marinha os seguintes  cursos: Instalador de reparador de ar condicionado; Pedreiro, NR 35 (Trabalho em alturas); Panificação; Culinária regional; Técnicas e manipulação de alimentos; Confeitaria de doces e salgados; Manutenção de motores de popa; Agente de portaria e Pintor de obras.



O soldado José Martins, 24, deixará o Exército em 2023. Até lá, aproveitará todas as oportunidades de cursos de qualificação profissional. Agora ele está aprendendo a fazer pratos típicos no curso Culinária regional, ministrado pela professora Kioko Hashimoto. Martins revela que um certificado do Cetam já faz parte de seu currículo, pois fez pela instituição o curso Auxiliar administrativo. Apesar de fazer faculdade de Automação industrial, ele planeja montar algo no ramo da alimentação. “Para isso pretendo fazer cursos nas áreas de Empreendedorismo e Gestão, também pelo Cetam.”

Aprender sempre

Carlos Miranda Filizola, 20, chamado soldado Miranda, é outro militar do Exército inscrito no curso de Pedreiro, ofertado pelo Projeto Soldado Cidadão. Ele conta que chegou em Manaus ano passado, vindo do Pará, e logo sua mãe o incentivou a fazer o curso de Barbeiro do Cetam. “Já cortava cabelos no meu estado, mas quis ter mais aulas para aperfeiçoar técnicas. Hoje, pratico nas minhas horas vagas e ganho dinheiro com isso. No próximo ano, quando deixar o Exército, penso montar um salão. Mas também quero fazer outros cursos pelo Cetam, como o de Eletricista. É sempre bom aprender”, ressalta o militar.  

A professora Kioko Hashimoto atua como instrutora do Cetam há oito anos e é uma antiga conhecedora do Projeto Soldado Cidadão. Formada em Gastronomia, sempre dá aulas na área da alimentação. Atualmente, é responsável pelos cursos Culinária Regional, Técnicas e manipulação de alimentos e Confeitaria de doces e salgados. “Meu foco é ensinar as receitas com técnicas e variações, de forma clara e descomplicada”, fala Kioko, acrescentando que  esses cursos são de grande importância para os militares. “Quando eles dão baixa do Exército já saem com certificado e conhecimentos a mais para conseguirem um novo trabalho.”

Profissionalismo

O coordenador do Soldado Cidadão do Comando Militar da Amazônia (CMA), coronel Luciney Pereira Neto, explica que o projeto tem a finalidade de facilitar, para os militares temporários, o ingresso ao mercado de trabalho após serem licenciados das Forças Armadas. Já o coordenador do Soldado Cidadão no Amazonas, capitão Luiz Fernando Oliveira Dutra, diz que “o Cetam, devido sua dedicação, proatividade e profissionalismo de seus integrantes, tem sido um dos principais parceiros do projeto no Amazonas”.

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, o Projeto Soldado Cidadão visa a integração cívico-social dos egressos do serviço militar por meio da qualificação profissional. “No Amazonas, o Cetam é responsável por essa ação de parceria com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas”, informa.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.