Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021
Reconhecimento

Ufam tem 15 pesquisadores no ranking dos 10 mil da América Latina

O número coloca a Instituição na posição 85 do ranking das 453 universidades classificadas, considerando toda a América Latina



Sem_titulo_D7B35A7D-F9E2-440D-9E37-B538D7B0CB41.jpg Foto: Divulgação / UFAM
03/10/2021 às 12:08

A Ufam possui 15 pesquisadores listados no ranking dos Top 10.000 da América Latina publicado recentemente pela AD Scientific Index. O número coloca a Instituição na posição 85 do ranking das 453 universidades classificadas, considerando toda a América Latina. Além disso, a Universidade aparece também na 251ª posição, com seis cientistas no ranking Top 10.000 do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) das 1.033 instituições mencionadas. 

O ranking  é uma classificação que apresenta a produtividade total e dos últimos cinco anos dos pesquisadores listados, baseada em pontuações e no número de citações no Google Acadêmico. Por meio dessa classificação, os cientistas e as instituições de ensino podem monitorar, ao longo do tempo, a evolução desse desempenho em todos os campos e assuntos de interesse científico. "Parabenizo os professores que foram ranqueados. A Ufam busca permanentemente criar as condições de infraestrutura e de pesquisas em rede, com vistas a ampliar a performance Institucional", expôs reitor Sylvio Puga. 



De acordo com a professora Adriana Malheiro, diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), a classificação coloca a Ufam em posição de destaque no cenário da pesquisa e na pós-graduação. “Para a Propesp, esse reconhecimento dos nossos professores/pesquisadores por outras instituições é muito importante principalmente porque saímos do regional/nacional para o internacional o que vai ao encontro da política proposta para a pesquisa e pós-graduação para o próximo quadriênio no eixo da internacionalização da pós-graduação e da pesquisa na Instituição”, diz. “Além disso, serve de exemplo e estímulo para a nossa comunidade acadêmica e mostra para a sociedade o quanto as pesquisas desenvolvidas na Ufam são importantes”, completa.

Os seis nomes constantes na lista do Top 10.000 do BRICS são exatamente os seis primeiros colocados no ranking da América Latina.

Confira a lista dos pesquisadores da Ufam citados no Top 10.000 da América Latina: 

*Com informações ASCOM UFAM

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.