Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021
Ação

UNICEF entrega primeiros kits 'Rumo ao Enem' para alunos em Manaus

Edital para adolescentes e jovens que se preparam para o Enem segue com inscrições abertas até sexta-feira



129388342_10224655821247478_8221362211046815606_o__1__EE52FB15-0331-4342-B687-A173D560AC13.jpg Foto: Divulgação
02/12/2020 às 15:38

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Instituto Peabiru entregaram nesta quarta-feira (02/12) os primeiros kits conectividade da iniciativa “Rumo ao ENEM” para alunos do 3º ano do Ensino Médio que se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação que tem por objetivo ofertar 150 kits conectividade para auxiliar os/as estudantes que irão realizar o Enem 2020, aconteceu na Escola Estadual Benedito Almeida, localizada no bairro Mauazinho, Zona Sul de Manaus.

“Sabemos que durante a pandemia muitos jovens não tiveram acesso às aulas ou a oportunidade para estar se preparando de forma adequada e de qualidade para o Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, o UNICEF, em parceria com o Instituto Peabiru, está com essa iniciativa e pretende alcançar e distribuir 150 kits conectividade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, residentes na cidade de Manaus”, declarou Rayanne Máximo, Consultora para o Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, em Manaus.

Durante essa primeira entrega, onde cinco alunos foram contemplados, a estudante Maria Fernanda, 18 anos, que pretende cursar administração, afirmou sobre a importância do kit durante esse momento de pandemia. “Só tenho a agradecer o UNICEF por poder ganhar esse kit conectividade, pois vai me ajudar muito e até me motivou a estudar ainda mais para o Enem, porque nos últimos meses tem sido muito difícil sem ter acesso a internet e sem uma base para conseguir me preparar”, explicou a aluna.

“Esse kit viabiliza muito para melhorar o acesso ao ensino, pois devido a pandemia eu não tinha tanto acesso à internet e agora através dessa oportunidade vou ter como estudar, participar de videoaulas e poder aprender mais e me preparar para o Enem. Eu sou muito grato por ter sido contemplado por essa iniciativa”, afirmou Mikael Araújo, 18 anos, que pretende cursar psicologia.

A estudante Lara Pantoja, que também almeja ingressar no curso de administração, relata a relevância do kit. “Nós, estudantes do 3º ano, que precisamos nos preparar para o Enem, fomos bastante afetados pela pandemia. No meu caso, fiquei sem telefone e não tinha como ter acesso às aulas. Agora, como ganhei o kit conectividade, vou poder me preparar melhor e me esforçar para recuperar os conteúdos”, afirmou.

Processo Seletivo

Para participar da seleção, as instituições, movimentos sociais ou representantes legais dos/as adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que estão se preparando para o Enem, deverão preencher a ficha de inscrição on-line (formulário), disponível clicando aqui,  até o dia 04/12/2020.

A ação tem como foco os/as adolescentes e jovens até 18 anos - podendo incluir jovens até 21 anos e, excepcionalmente, jovens até 24 anos – em especial aqueles em situação de vulnerabilidade – como pretos/as, pardos/as, indígenas, adolescentes e jovens moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência.

Para serem beneficiados/as pela iniciativa, os/as adolescentes e jovens deverão atender os pré-requisitos do edital. Após a análise e seleção, os/as adolescentes e jovens devem assinar um termo de compromisso garantindo a inclusão e acompanhamento das atividades referentes à iniciativa. O termo de compromisso e demais condições podem ser consultados no edital, disponível clicando aqui.

A iniciativa integra o Projeto Um Milhão de Oportunidades em que um dos objetivos é dar suporte e apoio por meio do acesso digital para o preparo dos/as adolescentes e jovens ao Enem, diante do cenário atual de pandemia e dificuldades deles ao acesso a materiais e frequência escolar, mesmo que de forma remota.

Perfil dos beneficiados

Para ser contemplado com o Kit Conectividade é necessário atender ao seguinte perfil:

· Estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio ou já ter concluído, mas estar se preparando para o Enem*;

· Residir em local no qual haja cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet;

· Não dispor de pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet;

· Estar inscrito no Enem;

· Viver em família com renda per capita inferior a R$ 178,00;

· Estar engajado/a em alguma iniciativa comunitária ou engajar-se a partir desta iniciativa.

UNICEF e Um Milhão de Oportunidades

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil é parte da iniciativa global Generation Unlimited (Gen-U, sigla em inglês) - Geração que Transforma (versão brasileira da iniciativa global). Geração que Transforma é uma parceria multissetorial global que ajuda jovens (10-24 anos) a se tornarem membros produtivos e engajados da sociedade. Tem por objetivo promover:

· O acesso ao desenvolvimento de habilidades para uma vida produtiva e participação cidadã para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade;

· Preparação para o trabalho qualificado por meio do acesso a oportunidades de aprendizagem, mentorias e empreendedorismo;

· Aumento do número de oportunidades de trabalho decente para os jovens em situação de vulnerabilidade;

· A promoção dos adolescentes e jovens como protagonistas de uma sociedade mais diversa, inclusiva e menos desigual.

No Brasil, o Geração que Transforma é impulsionado pela iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO). A iniciativa Um Milhão de Oportunidades é a maior articulação pela juventude no Brasil reunindo as Nações Unidas, instituições internacionais, o setor privado, o terceiro setor, governos e a sociedade civil para, nos próximos dois anos, gerar oportunidades de acesso à Educação de qualidade, formação em competências digitais e para o mundo do trabalho, conectividade e um milhão de vagas de trabalho decente de aprendiz, estágio e emprego formal para adolescentes e jovens vulneráveis de 14 a 24 anos, impulsionando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas por meio do protagonismo jovem.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.