Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020
CENÁRIO

Amazonas possui 25 candidaturas barradas na Lei da Ficha Limpa

A lista inclui seis candidatos a prefeito, quatro a vice-prefeito e quinze a vereador



9c1d543bf939b5fd9d4cfa8a81587673_FE527970-BE5A-4B6B-8375-4C5528392352.jpg Foto: Reprodução/Internet
29/10/2020 às 16:13

Levantamento realizado pelo Congresso em Foco com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, no Amazonas, 25 candidaturas foram barradas por conta da Lei da Ficha Limpa até quarta-feira. A lista inclui seis candidatos a prefeito, quatro a vice-prefeito e quinze a vereador.

O ex-prefeito de Barcelos José Ribamar Beleza (PP), que agora tenta disputar a prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro, município que já foi governado pela esposa dele, Eliete Beleza, teve o pedido de registro negado em primeira instância e está em grau de recurso.



O ex-prefeito de Nova Olinda do Norte Joseias Lopes (PSD) é outro prefeiturável que está recorrendo da decisão que lhe barrou a candidatura. Em Juruá o ex-prefeito Tabira Ferreira (SD) foi alcançado pela Lei da Ficha Limpa. E está recorrendo. O mesmo ocorreu em Anori com a ex-prefeita Sansuray Xavier (PSD) e com o vice dela, o ex-presidente da Câmara de Anori, Sidioney Bezerra (PTB), que também recorreram.

O candidato a vice-prefeito de Carlos Dias (PL) em Barcelos, o Enfermeiro Marcão (PP) teve o registro rejeitado e, em seguida, apresentou sua renúncia. O cabeça de chapa tem o nome relacionado no levantamento do Congresso em Foco. Mas consulta ao site do TSE aponta que o registro dele já foi aprovado pela juíza Tamiris Figueiredo no dia 11 de outubro.

Nailson Batalha, que fez parte da chapa da candidata à prefeita de Professora Ivanise (PCdoB) em São Paulo de Olivença foi indeferido pela Justiça Eleitoral por possuir condenação criminal pela prática de tráfico ilícito de entorpecentes pelo TRF5 transitada em julgado. Ele foi substituído por Ady Figueiredo (PCdoB).

Em Japurá, Raimundo Fonseca, o Quebra Chave (PP), vice do ex-prefeito e candidato Guedinho (MDB) chegou a ter a candidatura rejeitada, mas recorreu e foi liberado para concorrer.

Na disputa pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Gedeão Amorim (MDB) é um dos candidatos enrolados com Lei da Ficha Limpa. Teve o registro negado pela juíza Margareth Hoagen no dia 23 deste mês por prestação de contas reprovadas pelo TCE-AM referente a um convênio de sua gestão à frente da Seduc. Ele entrou com recurso.

O ex-secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social (SEMTRAD), Vital Melo (PSC), também detentor de conta reprovada, foi enquadro na ficha limpa. No dia 22 de outubro o processo encerrou (trânsito em julgado). E não consta no site do divulgacand a apresentação de recurso.

Outro candidato a vereador de Manaus na lista dos atingidos pela Lei da Ficha Limpa foi André Braga (PSDB). Sentença proferida pela juíza eleitoral Margareth Hoagen aponta a existência de condenação criminal transitada em julgado e ausência às urnas contra ele. A decisão é do dia 15 deste mês.

De acordo com o levantamento do Congresso em Foco, em todo o País, o MDB e o PSD são os dois partidos com o maior número de candidaturas barradas pela Lei da Ficha Limpa até o momento. O MDB teve, até a manhã de quarta-feira, 137 candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador barradas em todo o país, enquanto o PSD somava 125 candidaturas impedidas.

Outras cinco legendas tiveram mais de 100 candidatos barrados para as eleições de 15 de novembro: DEM, com 113 candidaturas; PP com 108; PL com 106 baixas, PSB com 102 e Republicanos, com 100 candidaturas indeferidas.

Até o momento, o TSE já indeferiu ou cassou 14.654 candidaturas – incluindo aquelas nas quais houve a renúncia do nome, segundo o Congresso em Foco. A Ficha Limpa, segundo os dados mais recentes, responde por 1.645 casos – cerca de 11,2% do total dos impedimentos analisados pela corte eleitoral. Outros 62 processos foram classificados como "abuso de poder", o que representa 0,4% dos processos.

Editor de Política do jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.