Aposentada de 105 anos encara até escadas para exercer o direito de votar
De acordo com as netas, Áurea Oliveira Costa faz questão de votar todos os anos e acompanha as notícias e propostas para escolher o melhor candidato

Aos 105 anos, a aposentada Áurea Oliveira Costa fez questão de sair de casa, na manhã deste domingo, para votar na seção localizada na Faculdade Martha Falcão, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.
Nem o problema de acessibilidade, que fez com que a aposentada subisse as escadas do prédio, ela desistiu de exercer a cidadania. "Eu voto por que é a obrigação do cidadão votar", conta ela, em poucas palavras. Áurea Oliveira estava acompanhada das duas netas, as quais realizam qualquer desejo da avó centenária.
"Ano de eleição é sempre a mesma acoisa. Desde quando começa as campanhas, é notificado os candidatos, ela já observa. O voto é totalmente dela. Ela assiste as propagandas eleitorais, ela lê o jornal todos os dias e com isso, ela consegue acompanhar", conta a bibliotecária Clara Carvalho, 52 anos. De acordo com ela, nenhuma dificuldade impediu a avó de votar.
"Nós dissemos para ela que não havia necessidade de ir por conta de estarmos em um ano atípico mas ela disse: "eu vou!". Então para ela é muito mais importante exercer o direito de cidadã do que certas barreiras", afirmou.
Áurea Carvalho precisou subir as escadas da Faculdade por conta das dificuldades de acesso causadas pela falta de energia. De acordo com os fiscais eleitorais, foi por conta disso que os elevadores do prédio não funcionaram.