Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
no fogo cruzado

‘Artur desmantelou tudo’, diz Pauderney Avelino sobre arranjo eleitoral

Aliado de Artur e Omar, o deputado federal do DEM afirmou que anunciará nesta sexta (5) com quem marchará na eleição



sfdfsdfsdfsdfsdfhg.JPG Foto: Euzivaldo Queiroz/Arquivo AC
04/08/2016 às 20:51

O deputado federal Pauderney Avelino (DEM), que atuou no primeiro ano da gestão tucana como secretário municipal de Educação, afirmou nesta quinta-feira (4) que o prefeito Artur Neto “desmantelou” o arranjo eleitoral que já havia sido costurado. Ao ser questionado de que lado ficará na briga entre Artur e Omar, o  parlamentar, que preside o DEM no Amazonas, disse que nesta sexta-feira (5) anunciará o seu posicionamento na campanha.

Na coletiva de imprensa em que, ao lado do deputado federal Marcos Rotta, selou a aliança com o PMDB, do senador Eduardo Braga, seu adversário há pelo menos dois pleitos, Artur Neto disse que falaria com Pauderney.



“Tenho fé absoluta que vou ganhar e sem sapato alto. Tenho ótimos partidos ao meu lado e ainda não fechei, ainda podem aparecer mais partidos. Ainda não estou satisfeito. Hoje vou conversar com o Pauderney. Ele sabe dos compromissos que tenho com ele, não sei se mais alguém cumpre compromissos com ele, mas eu não sou uma pessoa que com exceção de relação conjugal, eu prefiro ser traído do que trair”, disse o tucano.

Perguntado sobre o assunto, Pauderney disse que já havia preparado o DEM para fazer campanha para o prefeito. Mas ressaltou que os últimos acontecimentos embaralharam o tabuleiro eleitoral.

“Eu agradeço o comentário do Prefeito. Eu e meu partido estávamos prontos para apoiá-lo, tanto que fiz um evento com todos os 62 candidatos a vereador do partido, declarando voto a ele, mas ele mudou o rumo da campanha. Desmantelou o que já estava arrumado. Estou fazendo conversas até amanhã para posicionar meu partido no processo político eleitoral desse ano”, disse. 

Convenções 

Com três candidaturas oficializadas e sete com negociações praticamente fechadas, hoje, o último dia para realização de convenções partidárias,  poderá definir o maior número de aspirantes ao cargo de prefeito de Manaus dos últimos 20 anos em um jogo de bastidores marcado por “pernadas” e alianças entre adversários históricos.  

Já tiveram os nomes avalizados em reuniões ocorridas no dia 23 de julho,  as chapas do PSB, formada pelo deputado estadual  Serafim Corrêa e a professora Cristiane Balieiro; e do PR com o ex-deputado estadual Marcelo Ramos e o apresentador de TV Wilson Lima. Também definiram os candidatos majoritários o  PT e o PCdoB, no sábado. O deputado estadual  José Ricardo concorre a prefeito tendo como vice o líder estudantil Yan Yann Evanovick.

PDT, PRB, PSD, SD e Psol

O PDT faz sua convenção no Rancho Sertanejo, em frente ao aeroclube de Manaus. E deve  homologar a candidatura a prefeito do deputado federal Hissa Abrahão. No início deste ano, o parlamentar desembarcou do PPS, partido pelo qual foi eleito, e se aninhou no PDT, do ex-prefeito Amazonino Mendes. Quase foi expulso da legenda por ter votado contra a orientação do partido na abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff,  mas reverteu a situação. E no mês passado trouxe um dos expoentes da sigla, o ex-ministro Ciro Gomes para abençoar sua empreitada.

Também se reúnem nesta sexta-feira (5) para cumprir o ritual fixado pela legislação eleitoral de oficialização de candidaturas o PRB do deputado Silas Câmara; o Solidariedade, do vice-governador Henrique Oliveira, o PSD, do senador Omar Aziz e o Psol, do professor Queiroz. 

Com o rompimento de Artur, Omar levantou a possibilidade, na quarta-feira, de concorrer à prefeitura. Artur acusou o senador de articular as chapas de Silas Câmara e de manter conversas secretas com Marcelo Ramos. 

Fato que aponta nessa direção ocorreu na segunda-feira quando o PSC fez o anúncio da candidatura do coronel da PM Amadeu Soares como vice de Silas Câmara. O oficial comandou o programa Ronda no Bairro implantado na gestão de Omar. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.