Publicidade
Eleições
SEGUINDO CARREIRA

Com apoio paterno, filhos de políticos partem em busca de uma vaga na CMM

Pelo menos cinco candidatos disputam uma vaga no Parlamento Municipal e contam com auxílio dentro e fora do âmbito público. Aprendizado e inspiração estão entre os sentimentos apontados pelos candidatos 25/09/2016 às 06:00
Geizyara Brandão Manaus (AM)

O conhecido ditado “Filho de peixe, peixinho é” aplica-se perfeitamente na esfera  política, principalmente em tempos de eleição. Vários candidatos a vereadores de Manaus seguem os passos dos pais e ingressam na carreira pública.

Dentre eles, Marcelo Serafim (PSB), David Reis (PV), Reizo Castelo Branco (PTB), Dallas Filho (PMDB), Diego Afonso (PTD) disputam vaga no Parlamento Municipal. Já Henrique Filho (SDD) participa da campanha do pai, que é candidato a prefeito da cidade, e pode ocupar o cargo de deputado estadual por ser suplente.

Com a vasta experiência dos pais, os filhos de políticos contam com o apoio dentro e fora do âmbito público.

Dallas Filho, por exemplo, acompanha a carreira política do pai, o deputado estadual Wanderley Dallas, desde os 13 anos. Dos sete filhos, foi o que esteve mais perto da vida política do pai. “Hoje tenho 33 anos e meu pai entrou na vida pública em 1996. São 20 anos de experiência na política. Apesar de eu nunca ter tido um mandato tenho experiência e sei que farei alguma diferença na Câmara, até pelo fato de acompanhar meu pai, visitando bairros, ribeirinhos”, contou.

É a primeira vez que o bacharel em Direito se candidata para um cargo. “Sabemos que hoje nós temos uma crise política, vários que estão no mandato hoje, não estão exercendo corretamente. (...) por isso decidi colocar meu nome como candidato para tentar mudar e estar ali, lutando e guerreando a favor do povo manauara”, apontou.

De acordo com Dallas Filho, não está concorrendo para ganhar dinheiro ou ‘brincar’, porque tem os próprios negócios. “estou entrando na política para ajudar, para olhar no olho do povo antes da eleição e (...) vou usar meu mandato para beneficiar o povo”, disse.

Separando os assuntos

Henrique Filho é empresário e bacharel em Direito. Filho do candidato a prefeito da capital amazonense Henrique Oliveira, o jovem de 26 anos explica que nasceu dentro da vida política, mas separa os assuntos entre a vida pública e pessoal.

“Não falamos de política no momento em que estamos juntos. Falamos sobre as coisas amenas da vida”, afirmou.

Mesmo não disputando o cargo para vereador, Filho pode assumir uma cadeira no legislativo, isso porque é o terceiro suplente de Sabá Reis. “Na eventual possibilidade do Sabá Reis se eleger prefeito em Autazes, o Tony Medeiros se eleger vice-prefeito em Parintins, e o Fabrício [Lima] continuando sendo secretário de esporte, quem assumiria a vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas [ALE-AM] seria eu”, esclareceu.

Ainda assim, o empresário frisa que não disputar a vereança está relacionado ao término do curso de bacharel em Direito.

Aprendizado constante

Marcelo Serafim já foi deputado e atualmente ocupa o cargo de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Filho do deputado estadual e candidato a prefeito, Serafim Corrêa, Marcelo destaca que a relação com o pai é de aprendizado e aconselhamento mútuo. “Ambos contribuem muito para o crescimento um do outro”, enfatizou.

O relacionamento de pai e filho é passado por gerações. “Somos acostumados a nos tratar com o maior carinho desde cedo. Essa relação ele trouxe dos meus avós e eu levo para o meu filho. (...). Sou uma pessoa de opiniões, até porque aprendi isso com ele, e ele também. Às vezes convenço e outras tantas sou convencido”, revelou.

Já o filho do ex-deputado federal Sabino Castelo Branco e da ex-deputada estadual Vera Lúcia Castelo Branco, Reizo Castelo Branco está no segundo mandato na CMM e disputa a reeleição. O vereador revela que é cobrado 24 horas por dia e ser filho de político não lhe dá vantagens. “Meu pai sempre me deu conselhos políticos, de como atender bem o povo e não fazer como outros políticos que viram as costas. Na nossa família um ajuda o outro. Somos unidos e assim conseguimos atender a população”, completou.

Inspiração

“Sem dúvidas ser filho de político foi uma das inspirações para que eu tendesse justamente para a carreira de político”, ressaltou David Reis.

O vereador e candidato à reeleição é filho do deputado estadual Sabá Reis. Segundo o parlamentar, o pai está concorrendo à prefeitura de Autazes por isso não está próximo de sua campanha. Mas enfatiza que aprendeu a representar a população com o pai, fazendo valer o voto confiado nas urnas. Resultado dessa confiança foi os dois projetos de lei aprovados nos primeiros anos de mandato: Semana de Orientação e Combate ao Câncer Bucal  e banco de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica.

David afirma que sempre recebe conselhos do pai e é aberto aos conselhos dos mais velhos na carreira. “Quem tem mais experiência, são pessoas mais vividas tem de mim sempre a devida atenção e respeito para que a gente possa poder aprender com eles e com esse aprendizado a gente possa errar menos nas ações quanto cidadão, quanto pai, filho e como político”.

Publicidade
Publicidade