Publicidade
Eleições
PLEITO

Confira as respostas das perguntas que todos fazem sobre a eleição deste domingo (27)

Vai ter ônibus gratuito? Fui convocado para ser mesário no primeiro turno e faltei. E agora? A resposta dessas e de outras perguntas você confere na matéria 26/08/2017 às 15:38 - Atualizado em 27/08/2017 às 07:50
Show elei  o 123
Foto: Reprodução/Internet
Geizyara Brandão Manaus (AM)

Para ajudar os eleitores do Estado do Amazonas a tirar suas dúvidas antes do pleito deste domingo (27), a equipe de reportagem do Portal A Crítica selecionou as perguntas mais frequentes e as respondeu. Confira:

Vai ter ônibus gratuito?

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) decidiu não fornecer transporte gratuito tanto no primeiro turno quanto no segundo turno, pois não houve acordo com as empresas de transporte público.

Não votei no primeiro turno, posso votar?

Os turnos são independentes, se o eleitor deixou de votar no primeiro turno poderá votar no segundo normalmente.

Se eu não votar em nenhum dos turnos, o que acontece?

Se deixar de votar por três eleições consecutivas, cancela-se o título. Cada turno equivale a uma eleição.

Se eu não comparecer, como posso justificar meu voto?

O eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet (TSE e TRE) e no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. Depois, é só entregar o formulário preenchido em qualquer um dos locais destinados ao recebimento do RJE, portando um documento oficial de identificação com foto. O eleitor que se encontrar no próprio domicílio eleitoral onde vota não pode justificar a ausência no dia da eleição.

Fui convocado para ser mesário no primeiro turno e faltei. E agora?

O não comparecimento, sem justa causa apresentada ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição, sujeita o mesário faltoso à multa prevista no artigo 124 do Código Eleitoral. Se o mesário faltoso for servidor público, a pena será de suspensão de até 15 dias.

Qual é o valor da multa por não comparecer para votar?

Não havendo justificativa ou os comprovantes de votação, o eleitor deverá pagar multa eleitoral, no valor de R$ 3,50 por cada pleito em que deixou de votar.

Que documentos eu tenho que levar para votar?

Um documento oficial com foto.

Por que precisa de documento se tem biometria?

A legislação diz que o documento oficial com foto é indispensável no ato de votar porque é ele quem identifica juntamente com a biometria o eleitor que está depositando o voto na urna.

Como denuncio irregularidades do pleito?

Além dos canais abertos pelo TRE-AM, denúncias sobre crimes eleitorais podem ser feitas ao Ministério Público Eleitoral. O eleitor pode denunciar por meio do aplicativo Pardal.

Qual o horário da Lei Seca?

O consumo de bebida alcoólica fica proibido de 2h às 18h de domingo.

Publicidade
Publicidade