Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Mulheres na Política

Do total de candidatos registrados até hoje (9), apenas 29% são de mulheres

Prazo para formalizar candidaturas encerra dia 15. Para discutir e auxiliar as mulheres no âmbito político, o seminário 'Lugar de Mulher é na Política' será realizado nesta terça-feira, 10 de agosto



kljljljkl.JPG Campanha do TSE está tentando mobilizar a sociedade em busca da igualdade na política
09/08/2016 às 14:23

Segundo as estatísticas do Amazonas de candidaturas cadastradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a data de hoje (09), apenas 29% são de mulheres. A fim de discutir e auxiliar as mulheres no âmbito político, o seminário “Lugar de Mulher é na Política” será realizado nesta terça-feira, 10 de agosto, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), no auditório Senador João Bosco, a partir das 08 horas.

O evento é fomentado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Secretaria Executiva de Política para Mulheres (SEPM), Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso, presidida pela deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) e tem o apoio e participação do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas.

“É um seminário voltado para mulheres pré-candidatas a vereadoras, já que as convenções foram finalizadas na semana passada. Vamos trazer dicas de como utilizar as redes sociais, dados de participação, fundo partidário, dicas práticas. A mulher precisa de um apoio maior, porque a maioria dos recursos são gastos com mais homens, o tempo de televisão da mulher é bastante reduzido, uma vez que a maioria nos diretórios são homens”, disse a deputada.

De acordo com a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Ísis Tavares, as mulheres estão sendo encorajadas a galgar mais espaços na política. “O seminário é muito importante porque desde que começamos a ter mais espaços democráticos, as mulheres estão indo além. Estamos em um momento que ocorre ataque aos direitos das mulheres, então é muito importante que as parlamentares já eleitas participem, as mulheres que estão nas escolas, as professoras. Participem mais da interlocução para saberem que não estão sozinhas”, ressalta.

Para a presidente em exercício do Cedim, Karolina Aguiar o debate é válido, acima de tudo, pelo contexto no qual o país está passando. “O Cedim junto com a secretaria fomentou a discussão junto com o Fórum de Mulheres de Partidos Políticos tendo em vista que esse ano é eleitoral. Após a realização do seminário estadual abordando o assunto, decidimos reaplicar no Estado do Amazonas voltado para as mulheres que estarão candidatas com o intuito de discutir as lutas travadas dentro do partido, a propaganda eleitoral”, conta.

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h - Credenciamento

Hall de Entrada do Auditório João Bosco – Escola do Legislativo

9h às 9h30 - Abertura

A importância da Mulher na Política

Deputada Estadual Alessandra Campêlo (PMDB), presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso

9h30 às 10h40 - Palestra

Financiamento para Campanha - Captação de Recursos e Prestações de Contas

Maria Fabiana da Costa Rodrigues - Titular da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias, Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM)

10h40 às 11h – Perguntas e Respostas

11h às 11h15 – Intervalo para o lanche

11h15 às 12h – Palestra

Mídias Sociais como Ferramenta Estratégica de Campanha

Wagner Cunha – Social Media, certificado Hootsuite University.

12h - Encerramento e entrega dos certificados.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.