'Manhã no Ar' inicia série de entrevistas com candidatos ao governo nesta segunda
Todos os nove candidatos serão entrevistados ao vivo por cinco jornalistas da Rede Calderaro de Comunicação; veja a ordem

O programa “Manhã no Ar”, da TV A Crítica, realiza a partir de amanhã (24) uma série de entrevistas com os candidatos das eleições suplementares para o governo do Estado do Amazonas, que terão 40 minutos para responder os questionamentos dos jornalistas que compõem os veículos da Rede Calderaro de Comunicação (RCC): TV A Crítica, Rádio A Crítica, Portal A Crítica.com, Jornal A CRÍTICA e Manaus Hoje.
A entrevista será transmitida simultaneamente pela Rádio A Crítica, no programa A Crítica Notícia, e além dos 40 minutos, serão acrescentados mais dez na internet pelo A Crítica Play. A previsão para o início é às 7h10 da manhã. No sorteio para a definição das datas de cada candidato, Amazonino Mendes (PDT) era o primeiro a participar da rodada de entrevista, mas por motivo de incompatibilidade de agenda da campanha, não conseguirá comparecer. Foi acertado, então, com a assessoria dos outros candidatos a troca, ficando, assim com Wilker Barreto (PHS) sendo o entrevistado da segunda-feira.
Nas eleições para a Prefeitura de Manaus, no ano passado, foi a primeira vez que o programa apresentou esse formato de entrevistas. Caso algum dos postulantes ao cargo de governador falte no dia determinado, sem uma justificativa plausível, os jornalistas continuarão reunidos fazendo os questionamentos. A apresentadora do “Manhã no Ar”, Adrianne Diniz, conta que em 2016 o atual prefeito, Artur Neto (PSDB) , foi o único que não compareceu. “A gente continuou reunindo os jornalistas e nós fizemos algumas perguntas que nós gostaríamos de ter feito ao candidato e que infelizmente tanto a gente quanto a população ficou sem essa resposta”, disse.
Sobre a possibilidade de faltosos, a jornalista destaca que é esperado que todos compareçam, uma vez que têm muitos com poucos segundos durante a propaganda no horário eleitoral. “Para alguns desses candidatos que têm segundos dentro da propaganda eleitoral, então é a oportunidade gigantesca de divulgação”, ressaltou Diniz.
Participação
Participando pela primeira vez, o editor de política e economia do Jornal A CRÍTICA, Joubert Lima, enfatiza que é uma oportunidade também para os eleitores. “O eleitor terá mais condições de decidir o que considera melhor para o Amazonas”, afirmou.
O jornalista Dante Graça, editor-chefe do Portal A Crítica.com, frisa a importância do debate alcançando diferentes públicos pelos meios de comunicação que integram a RCC. “O mais importante é que, em um momento de preparação para o voto democrático, a série de entrevistas alcança o rádio, a TV e a internet, democratizando também o acesso dos eleitores ao que os candidatos têm a dizer”, declarou.
Além dos dois, participarão também a diretora de conteúdo, Aruana Brianezi; e a jornalista Mickaelle Sevalho pela rádio. “Para mim, o grande diferencial das entrevistas no Manhã no Ar, além do fato de serem uma 'sabatina' com um time de jornalistas experientes, é que elas são ao vivo. Muitas vezes, a forma como o candidato reage aos questionamentos diz muito mais do que a fala dele em si. Nisso, a entrevista ao vivo é campeã", afirmou Brianezi.
A entrevista do Manhã no Ar será transmitida simultaneamente pela Rádio A Crítica, no programa A Crítica Notícia, e ficará disponível na internet no A Crítica Play.
Sequência
Dia 24: Wilker Barreto (PHS)
Dia 25: Eduardo Braga (PMDB)
Dia 26: Amazonino Mendes (PDT)
Dia 27: Luiz Castro (REDE)
Dia 28: Rebecca Garcia (PP)
Dia 31 Marcelo Serafim (PSB)
Dia 1º Liliane Araújo (PPS);
Dia 2: José Ricardo (PT)
Dia 3: Jardel Deltrudes (PPL).