Publicidade
Eleições
NOVA CÂMARA

Metade da Câmara Municipal será renovada; confira a lista completa

Mais votado foi João Luiz, do PRB, que obteve 13.978 votos. Carlos Portta está entre os novatos e Chico Preto garantiu volta à CMM 02/10/2016 às 19:53 - Atualizado em 03/10/2016 às 00:20
Show joao luiz prb 2
João Luiz é pastor da Igreja Universal e vai para seu primeiro mandato na Câmara Municipal (Foto: Reprodução / Facebook)
Geraldo Farias Manaus (AM)

Dos 41 vereadores eleitos na capital em 2016, 21 deles já possuíam mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Conforme números da Justiça Eleitoral, 20 novos vereadores irão ocupar metade das vagas na Casa até 2020. O candidato que obteve mais votos no pleito foi João Luiz (PRB), com 13.978 votos, que não tinha cargo na CMM.

Com 100% das urnas apuradas, ficou definido o novo quadro de vereadores na Câmara. Conforme a apuração, 51% dos vereadores da CMM alcançaram sua reeleição e garantiram mais quatro anos de mandato. Entre os novos vereadores, alguns são figuras já conhecidas da política manaurara e outros realmente são desconhecidos no cenário. 

A principal surpresa da eleição é justamente no posto de mais votado. Com 13.978 votos, João Luiz (PRB) foi o mais votado entre os 1.411 candidatos à 41 vagas na CMM. João Luiz é natural da cidade do Rio de Janeiro, tem 44 anos de idade, é casado, tem ensino fundamental incompleto, está há seis anos em Manaus e é pastor da Catedral da Fé da Igreja Universal. 

 Ele dedicou sua vitória a Deus. “A gente dedica essa grande vitória a Deus, que deu essa possibilidade de conseguirmos conduzir do começo ao fim. Embora muitas pessoas da cidade não acreditassem, Deus e nossos companheiros acreditaram sempre em uma vitória que se concretizou no dia de hoje”, festejou.

 A votação de João Luiz desbancou figuras conhecidas como o vereador Hiram Nicolau (PSD), reeleito com 12.874 votos, o segundo mais votado e também o vereador mais votado em 2012, Reizo Castelo Branco (PTB), reeleito com 10.402 votos, terceiro mais votado nesta eleição.

Entre os 20 novos vereadores de Manaus, está o ex-deputado estadual Chico Preto (PMN), que recebeu 5.079 votos, retornando a função de vereador seis anos após deixar o parlamento municipal. O ex-secretário estadual de educação, Gedeão Amorim (PMDB), após duas tentativas de alcançar um cargo no legislativo conseguiu uma eleição, obtendo 4.712 votos, conseguindo a vaga através do quociente eleitoral.   

O restante dos 20 novos vereadores podem ser conferidos na tabela ao lado. Entre os vereadores que garantiram a reeleição, além de Hiram Nicolau e Reizo Castelo Branco, também foram reeleitos: Wilker Barreto (PHS), Marcel Alexandre (PMDB), Álvaro Campêlo (PP), Felipe Souza (PTN), Gilmar Nascimento (PSD), Roberto Sabino (Pros), Plínio Valério (PSDB), Professora Jacqueline (PHS), Joelson Silva (PSC), Therezinha Ruiz (DEM), Elias Emanuel (PSDB), Professor Samuel (PHS), Marcelo Serafim (PSB), Glória Carrate (PRP), Dr. Ewerton Wanderley (PPL), Isaac Tayah (PSDC), Rosivaldo Cordovil (PTN) e David Reis (PV), além de Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), que foi vereador na atual legislatura assumindo uma vaga de suplente.

Entre os vereadores que não garantiram a reeleição está Mario Frota (PHS), ex-deputado federal e estadual, além de ex-vice-prefeito na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB). Frota é uma das figuras mais antigas do parlamento municipal. A não reeleição da vereadora Socorro Sampaio (PP) também foi uma surpresa. Aliás o PP também perdeu não conseguiu eleger a Pastora Luciana (PP). A pastora que teve grande destaque durante sua passagem na CMM, com projetos e declarações polêmicas, novamente não foi eleita e ficou como suplente. 

Outros vereadores destacados que não conseguiram a reeleição são Luiz Mitoso (PSD), Waldemir José (PT), Sildomar Abtibol (Pros), o cantor e compositor Arlindo Júnior (Pros) e o fiel defensor da Frente Evangélia, Amauri Colares (PRB). Os demais vereadores não reeleitos são: Francisco Jornada (PSD), Jairo da Vical (Pros), Alonso Oliveira (PTN), Ceará do Santa Etelvina (DEM), Dr. Gomes (PSD), Everaldo Farias (PV), Joãozinho Miranda (PTN), Júnior Ribeiro (PTN), Massami Miki (PSL), Rosi Campos (PT), Vilma Queiroz (PHS) e Walfran Torres (PTN).

Menos mulheres

A representatividade das mulheres na Câmara Municipal de Manaus (CMM) também sofreu uma grande redução, saindo de sete vereadoras para apenas quatro nos próximos quatro anos. O atual quadro de mulheres na CMM é composto pelas vereadoras Glória Carrate (PRP), Pastora Luciana (PP), Professora Jacqueline (PHS), Rosi Campos (PT), Socorro Sampaio (PP) e Vilma Queiroz (PHS). 

Das sete vereadores da atual composição na Câmara, apenas três delas conseguiram ser reeleitas. São elas: Glória Carrate, Therezinha Ruiz e Professora Jacqueline. A única renovação na bancada feminina na Câmara Municipal é com a eleição de Joana D’arc Protetora (PR), que recebeu 3.261 votos, a que teve a pior votação entre os 41 eleitos. Joana D’arc possui 27 anos, é servidora pública municipal, com ensino superior completo.

Confira as listas:

Reeleitos

Wilker Barreto (PHS)

Professora Jacqueline (PHS)

Professor Samuel (PHS)

Felipe Souza (PTN)

Rosivaldo Cordovil (PTN)

Professora Therezinha Ruiz (DEM)

Hiram Nicolau (PSD)

Gilmar Nascimento (PSD)

Roberto Sabino (PSD)

Marcelo Serafim (PSB)

Dr. Isaac Tayah (PSDC)

Plínio Valério (PSDB)

Elias Emanuel (PSDB)

Marcel Alexandre (PMDB)

David Reis (PV)

Reizo Castelo Branco (PTB)

Álvaro Campelo (PP)

Joelson Silva (PSC)

Jaildo dos Rodoviários (PC do B)

Dr. Ewerton Wanderley (PPL)

Glória Carrate (PRP)

Eleitos

Fred Mota (PR)

Sargento Bentes Papinha (PR)

Cláudio Proença (PR)

Joana D’Arc Protetora (PR)

Bessa (PHS)

Mauro Teixeira (PTN)

Wallace Oliveira (PTN)

Everton Assis (DEM)

Raulzinho (DEM)

Carlos Portta (PSB)

Rosinaldo Bual (PSB)

Diego Afonso (PDT)

Professor Gedeão Amorim (PMDB)

Coronel Gilvandro Mota (PTC)

Missionário André (PTC)

Professor François (PV)

Chico Preto (PMN)

Willian Abreu (PMN)*

João Luiz (PRB)

Sassa da Construção Civil (PT)

*Reviravolta: na contagem dos últimos votos, o candidato superou o colega de partido Dr. Daniel Vasconcelos 

Publicidade
Publicidade