Publicidade
Eleições
PRIMEIRO ENCONTRO

Seis candidatos à Prefeitura de Manaus participam de primeiro debate das eleições

Atual prefeito e candidato à reeleição, Artur Neto não participou do debate e justificou dizendoque estava em Brasília 22/08/2016 às 23:51
Show whatsapp image 2016 08 22 at 21.18.30
Candidatos fizeram debate 'morno', sem maiores discussões acaloradas / Foto: Antônio Lima
Osvaldo Neto Manaus (AM)

Com foco em debates voltados para saúde e educação, seis candidatos participaram do primeiro debate entre os prefeituráveis na Band Amazonas, localizada na avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, ocorrido na noite desta segunda-feira. Três candidatos não participaram do confronto transmitido ao vivo pela televisão: Luiz Castro (Rede) e Professor Queiroz (PSOL), por conta da baixa representatividade na Câmara Federal, sendo que o prefeito e candidato candidato à reeleição, Artur Neto (PSDB), justificou minutos antes da transmissão ter compromissos em Brasília. 

Mediado pelo jornalista Otávio Ceschi Júnior,  da Rede Bandeirantes, o debate iniciou às 21h26 e durou cerca de duas horas e meia.  Marcelo Ramos (PR), Henrique Oliveira (SD), Serafim Corrêa (PSB), Hissa Abrahão (PDT), José Ricardo (PT) e Silas Câmara (PRB) se enfrentaram em um duelo de propostas, mas também de críticas, direcionadas principalmente ao prefeito Artur Neto. 

Antes do debate, Otávio Ceschi anunciou que Artur não participaria. Segundo ele, o prefeito alegou que possuía compromissos em Brasília com o ministro das Cidades, Bruno Araújo. Na transmissão, a cadeira de Artur ficou vazia.  

No calor do debate, diversos assuntos foram discutidos durante os cinco blocos, que alternavam entre perguntas realizadas pelos próprios candidatos entre si e questões formuladas pela produção de jornalismo da Band. Educação e saúde foram os temas que renderam maiores comentários entre os prefeituráveis, os quais apresentaram propostas contidas em seus planos de governo. Houve, também, menções à segurança pública. 

Com a ausência de Artur, os nomes de Hissa Abraão, Henrique Oliveira e Marcelo Ramos protagonizaram os principais confrontos da noite. No segundo bloco, Hissa questionou Henrique sobre qual candidato o governador José Melo (Pros) estaria apoiando, ele ou Marcelo. Henrique replicou afirmando que o candidato de Melo era Marcelo Ramos. No quarto bloco, Marcelo declarou que as alianças feitas com ele mostravam seu valor e que não fugiria delas.

Publicidade
Publicidade